Mesmo sendo, com folga, o atual recordista em número de vitórias por finalização na história do UFC (17), Charles ‘Do Bronx’ Oliveira ainda não conseguiu convencer uma parte da comunidade do MMA que possui um grappling de elite, capaz de fazer frente a qualquer um. Uma importante figura que parece fazer parte do grupo que olha com desconfiança para o jogo de luta agarrada do atleta brasileiro é o americano Luke Rockhold, ex-campeão peso-médio (84 kg) do Ultimate.
Em recente participação no podcast ‘The Casuals MMA’, Rockhold citou a derrota de Charles Do Bronx para Islam Makhachev, em disputa pelo título peso-leve (70 kg) do UFC, em outubro de 2022, para justificar seu ponto de vista. Para o veterano, a forma como o wrestler russo foi capaz de superar o faixa-preta de jiu-jitsu no solo mostrou que o atleta da equipe ‘Chute Boxe Diego Lima’ está alguns degraus abaixo do rival nesta área especificamente, apesar de todo o currículo do paulista.
“Todo mundo acha que Charles Oliveira é bom até Islam (Makhachev) ficar por cima dele. Charles Oliveira é uma m*** comparado a grapplers muito bons. Ele não está nem perto (desses caras). Você sabe a substância de um cara como o que Islam é versus um cara como Charles”, disparou Luke Rockhold.
Recordes e marcas de Charles Do Bronx no UFC
Além do status de maior finalizador, Charles Oliveira também ostenta outras marcas significativas na história do Ultimate, que é amplamente considerado o maior evento de MMA de todos. Em 15 anos de serviços prestados ao UFC até o momento, o ex-campeão peso-leve possui o maior número de bônus pós-luta (21) e Performances da Noite (14) na organização. Do Bronx é também o dono do recorde de vitórias pela via rápida em todos os tempos na liga, com 17 finalizações e quatro nocautes conquistados.
Levando em conta só categorias ligadas ao grappling, Do Bronx possui a marca de mais vitórias por finalização na divisão dos penas (66 kg), com seis, e nos leves, com 11, ao lado de Jim Miller. O veterano americano, por sinal, é o único na história do UFC a tentar mais finalizações que o brasileiro, deixando o placar em 51 a 47, até o momento. Charles também é o atleta que mais venceu no Ultimate por guilhotina (5) e por triângulo de mão ‘anaconda-choke’ (3).
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok
