Home » Quem é Renata Mendonça, jornalista da Globo atacada pelo presidente do Flamengo

Quem é Renata Mendonça, jornalista da Globo atacada pelo presidente do Flamengo

by admin

Renata Mendonça, comentarista esportiva da Globo, em evento de divulgação da cobertura da Copa do Mundo da FIFA 2022. Foto: Globo/Reprodução

A jornalista Renata Mendonça, comentarista do Grupo Globo, foi alvo de ofensas do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap. O dirigente chamou a profissional de “nariguda” durante uma apresentação de dados financeiros do clube.

Renata Mendonça atua na emissora há cinco anos e comenta partidas na TV aberta, no SporTV e no Premiere. Aos 35 anos, ela também é colunista de esporte da Folha de S.Paulo e acumula passagens por veículos como ESPN Brasil e BBC ao longo da carreira jornalística.

Além do trabalho na televisão, a jornalista é uma das fundadoras do portal Dibradoras, criado em 2015 com o objetivo de ampliar a visibilidade das mulheres no esporte. O site se consolidou como referência na cobertura de temas ligados ao futebol feminino, igualdade de gênero e condições de trabalho para atletas.

As declarações ofensivas ocorreram enquanto Bap apresentava números sobre receitas do futebol feminino do Flamengo, especialmente valores relacionados aos direitos de transmissão. Ao abordar o tema, o dirigente afirmou que há desequilíbrio na distribuição de recursos entre clubes e emissoras.

“A audiência crescente, tem relevância na TV aberta e fechada. Se compara ao futebol masculino? Não, mas não pode ser essa diferença. A TV fica com os lucros do pacote de marketing e não distribui”, disse o presidente do clube durante o evento.

BAP rebate jornalista Renata Mendonça

Na sequência, Bap fez o ataque direto à jornalista. “Tem lá a nariguda da Globo que fica falando mal da gente, que o futebol não estimula. Dá vontade de falar: ‘Filha, convence a sua empresa a botar R$ 10 milhões por ano, R$ 20 milhões por ano, em direito de transmissão. Aí, a coisa fica melhor’. Pau que dá em João, tem que bater em Maria também. Somos nós que temos que pagar as contas”, afirmou.

Após a repercussão, a Globo divulgou nota oficial repudiando a fala do dirigente. A emissora classificou o episódio como um “ataque gratuito e misógino” e reafirmou o respeito às mulheres e ao exercício de críticas que não envolvam ofensas pessoais.

Até a última atualização, Renata Mendonça não havia se manifestado publicamente sobre o episódio. O caso gerou ampla repercussão nas redes sociais e reacendeu o debate sobre machismo, liberdade de crítica e as condições do futebol feminino no Brasil.



Créditos

You may also like