[Atenção: O texto abaixo contém spoilers do Volume 2 da 5ª temporada de “Stranger Things”]
O Volume 2 da 5ª e última temporada de “Stranger Things” estreou nesta quinta-feira (25), na Netflix, e finalmente revelou o que é o Mundo Invertido. Embora ainda tenha um episódio final de mais de 2 horas para ser lançado, a série já resolveu um de seus maiores mistérios — e mostrou que todas as teorias estavam erradas.
No quinto episódio, intitulado “Tratamento de Choque”, Dustin (Gaten Matarazzo) faz uma descoberta enorme que não só explica um pouco melhor a física do Mundo Invertido, como também coloca em risco tudo o que vive nele. O espaço é, na verdade, um buraco de minhoca que leva para outra dimensão.
Nos dois primeiros episódios do Volume 1, Dustin, Nancy (Natalia Dyer), Jonathan (Charlie Heaton) e Steve (Joe Keery) estão em busca de pistas sobre o que pode estar por trás da enorme parede encontrada ao redor do Mundo Invertido.
Após uma briga com Steve no quinto episódio, Dustin descobre um dos diários do Dr. Brenner (Matthew Modine), ao mesmo tempo em que Nancy e Jonathan chegam ao telhado do laboratório e encontram uma presença misteriosa flutuando acima deles.
Dustin, então, percebe — tarde demais — que nem Vecna (Jamie Campbell Bower), nem Holly (Nell Fisher) estão atrás da parede cheia de mistério, pois é ela que, na verdade, sustenta todo o lugar.
Antes que ele possa avisar Nancy e Jonathan, a mocinha aponta sua espingarda para a massa no telhado e acaba enviando uma onda de choque devastadora pelo Mundo Invertido, abrindo um rasgo na parede do buraco de minhoca.
Destruir essa muralha seria acabar com uma espécie de ponte entre esses dois pontos no tempo e no espaço, causando a morte de todos que estivessem nesse local. Mais tarde, no episódio 7, “A Ponte”, Dustin revela que o buraco de minhoca conecta Hawkins a outra dimensão, chamada por ele de Abismo, acrescentando que é ali onde Vecna e todas as suas criaturas monstruosas vivem.
Diante de algumas informações de Max (Sadie Sink), o grupo deduz que Vecna planeja fundir os dois mundos, unindo Hawkins e o Abismo, com o objetivo de criar um mundo totalmente novo. No entanto, para alcançar seu objetivo, o vilão precisa das mentes das crianças de Hawkins que ele sequestrou nos últimos episódios.

Irmãos Duffer comentam
Ao Deadline, os criadores da série, Matt e Ross Duffer, falaram sobre a revelação do Mundo Invertido. “Sabíamos que era um buraco de minhoca desde a primeira temporada, mas uma coisa é dizer isso, e outra é tentar descobrir como visualizar um conceito tão abstrato. Acho que, no fim das contas, queríamos mesmo que tivesse aquele formato de ampulheta, porque pensamos que era a maneira mais simples de comunicar uma ideia tão importante ao público“, disse Ross.
“Geralmente, tentamos nos manter na perspectiva dos personagens, mas nesse caso específico, achamos que para ilustrar melhor a situação para o público, precisávamos sair da perspectiva deles por um momento, apenas para mostrar a enormidade de tudo isso“, continuou o criador.
Matt ainda contou que um dos roteiristas, Paul Dictor, ajudou a aprimorar toda essa explicação. “Ele já leu todos os livros de ficção científica que existem. Quando se trata desse tipo de coisa, ele é mais inteligente do que eu e o Ross, então, ele fica responsável por esses aspectos. Ilustrações ajudam muito. Então, pegamos muitas dessas conversas que temos na sala de roteiristas e a maneira como ajudamos todos a entender para aplicar na série“, finalizou.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
