Em meio a um verão já marcado pela instabilidade climática extrema, o Rio Grande do Sul permanece sob alertas após um feriado de Natal com fortes chuvas. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, sete municípios gaúchos registraram danos provocados pelas chuvas entre a quarta-feira (24) e quinta-feira (25). Foram afetadas as cidades de São Martinho da Serra, Porto Mauá, Faxinal do Soturno, Sobradinho, Carazinho, Passa Sete e Soledade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta sexta-feira (26) dois avisos de tempestades para o Rio Grande do Sul. As notificações indicam possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo em diferentes pontos do estado.
O alerta amarelo para tempestade se enquadra no grau de “perigo potencial”. É previsto chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos de 40 a 60 quilômetros por hora e chance de granizo. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos nas plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, com abrangência em toda a região gaúcha.
As regiões Noroeste e Norte, parte da Serra Gaúcha, Nordeste e parte do litoral norte, estão com a classificação de alerta laranja, ou seja, “perigo”. De acordo com o Inmet, os volumes de chuva devem chegar entre 30 e 60 milímetros por hora ou a 50 e 100 milímetros por dia, com ventos de 60 a 100 quilômetros por hora e possibilidade de granizo. Nestas áreas, os riscos são mais elevados e incluem corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
