Home » Câmara de SLZ aprova mudança na data da eleição da Mesa Diretora

Câmara de SLZ aprova mudança na data da eleição da Mesa Diretora

by admin

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (26), a Câmara Municipal de São Luís aprovou, em segundo turno, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 04/25. A medida altera o calendário eleitoral interno da Casa, estabelecendo que a eleição da Mesa Diretora do segundo biênio — que anteriormente ocorria em abril — passará a ser realizada a partir do mês de outubro do segundo ano da legislatura.

A mudança atende a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que concluiu, em julgamento realizado no mês de setembro, que as eleições das Mesas Diretoras das Casas Legislativas em todo o país devem ocorrer a partir de outubro, com o objetivo de harmonizar o calendário institucional do Legislativo brasileiro.

Debate sobre o calendário

Durante a apreciação da matéria, foram apresentadas duas emendas ao texto original. A primeira, de autoria do vereador Marquinhos (União), sugeria que o pleito fosse fixado especificamente na segunda quinzena de novembro. Após intenso debate em plenário, a proposta foi rejeitada pela maioria.

O vereador Raimundo Penha (PDT) manifestou-se contra a fixação de uma data rígida, defendendo a autonomia da Casa para decidir dentro do prazo estipulado pelo STF. “Acredito que o texto original apresentado pela Mesa Diretora atende à legalidade e ao que foi definido pelo Supremo. Estamos buscando corrigir uma lacuna legal, mas a própria Mesa deve ter seu grau de flexibilidade para fazer o agendamento”, argumentou Penha.

A segunda emenda, apresentada pelo Coletivo Nós (PT) e aprovada por unanimidade, altera a data de posse da Mesa Diretora eleita. Em vez do tradicional dia 1º de janeiro, a cerimônia passará a ocorrer no primeiro dia útil do mês de janeiro do ano subsequente à eleição.

O co-vereador Jhonatan Soares destacou que a data é um feriado e um momento festivo, logo após a virada do ano. Segundo ele, a alteração beneficia os servidores da Casa, o trabalho da imprensa e também facilita o acompanhamento da posse pela população.

“Então se nós pudéssemos colocar no primeiro dia útil, inclusive, a gente facilita a vida dos trabalhadores e trabalhadoras da nossa Câmara, da imprensa e uma maior participação das pessoas. O dia útil é bom porque você toma posse e logo em seguida já começa os trabalhos”, justificou Jhonatan Soares.

Com a decisão, a Câmara de São Luís adequa a Lei Orgânica às normativas superiores, garantindo que as próximas eleições de sua Mesa Diretora ocorram dentro do novo cronograma estabelecido.

Créditos

You may also like