Home » Tempestade de inverno gera caos nos países nórdicos

Tempestade de inverno gera caos nos países nórdicos

by admin

Fortes ventos e nevasca deixam milhares de casas sem energia na Finlândia, Suécia e Noruega. Queda de árvore mata uma pessoa perto de estação de esqui sueca.Uma tempestade de inverno atingiu com força os países da Escandinávia neste sábado (27/12), deixando uma pessoa morta e milhares de casas sem energia.

Os meteorologistas afirmam que a tempestade, que derrubou árvores, interrompeu o trânsito e cortou linhas de energia, se moveria para o sul e provavelmente atingiria seu pico durante a madrugada entre o sábado e o domingo.

Batizada de Johannes na Suécia e de Hannes na Finlândia, a tempestade causou condições perigosas para viagens, com ventos fortes e ondas de até sete metros, informou o jornal Helsinki Times.

Na Finlândia, mais de 5.000 casas ficaram sem energia nas primeiras horas deste sábado, com o fornecimento sendo interrompido em uma área maior ao longo do dia. A emissora pública Yle estimou o número total de casas sem energia em 33.000.

Voos no aeroporto de Kittilä, no norte da Finlândia, foram cancelados depois que os ventos fortes empurraram um jato de passageiros e um avião menor para fora da pista e contra um banco de neve. Não houve feridos.

Diversas rotas de balsas e de cruzeiros turísticos foram suspensas devido às condições marítimas perigosas. Jornais locais relataram que ventos fortes combinados com neve criaram condições de visibilidade zero em várias regiões.

Morte na Suécia

Ventos com força próxima à de um furacão foram registrados em algumas partes da Suécia.

Na cidade de Sandviken, na região central da Suécia, um homem morreu após ser atingido pela queda de um galho de uma árvore, informou a agência de notícias TT.

A polícia local informou que o homem foi levado para o hospital, mas morreu devido aos ferimentos.

A emissora sueca SVT disse que o homem tinha cerca de 50 anos e estava caminhando em uma reserva natural perto da estação de esqui de Kungsberget.

Na Suécia, mais de 40.000 casas ficaram sem energia e vários serviços ferroviários foram cancelados, informou a TT.

O jornal Aftonbladet citou um meteorologista dizendo que a tempestade se movia para o sul e que o país enfrentaria ventos ainda mais fortes na noite deste sábado.

Transtornos no norte da Noruega

Na região norueguesa de Nordland, as equipes de emergência chegaram ao limite de suas capacidades, com o corpo de bombeiros atendendo a mais de 200 ocorrências relacionadas ao clima, informou a emissora NKO.

A tempestade deixou cerca de 23.000 residências sem energia em Nordland, uma área pouco povoada. Outras 9.000 ficaram sem eletricidade em uma região no interior.

Diversos voos, serviços ferroviários e de balsas foram cancelados e estradas foram fechadas.

rc (AFP, DPA)

Créditos

You may also like