Economizar é a principal meta dos brasileiros para o próximo ano. Entre uma lista de 14 objetivos, 44% da população prioriza conseguir guardar dinheiro em 2026. O maior desejo dos brasileiros foi apontado por uma pesquisa do Datafolha.
O desejo de economizar se dá em meio à um cenário de fragilidade financeira das famílias, apesar de uma aparente melhora, com inflação em desaceleração e números de endividamento dando sinais de recuo nas estatísticas mais recentes.
Um levantamento da Serasa, divulgada em julho deste ano, mostrou que, na primeira metade de 2025, os brasileiros gastaram mais em comparação ao seis primeiros meses do ano anterior – ainda que tenham definido como metas controlar o orçamento e economizar uma parcela do salário todos os meses.
Segunda outro estudo da Serasa, mais de 80 milhões de brasileiros estão endividados, com 321 milhões de dívidas ativas que somam R$ 509 bilhões no país.
Conforme o Datafolha, na lista de metas para o próximo ano também estão: passar mais tempo com familiares e amigos, além de investir em atividade física, melhorar a alimentação, dentre outros.
Para 23% dos brasileiros, uma meta para o próximo ano é trabalhar por conta própria ou abrir um negócio, mostrou ainda o levantamento.
A pesquisa do Datafolha entrevistou 2.002 pessoas em 113 municípios, com idade a partir de 16 anos, e foi realizada de 2 a 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 p.p (pontos percentuais), para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
