O “presente” do prefeito Nonatinho e dos vereadores aliados para a população de Matões será o aumento da conta de água a partir de 2026.
Vereadores aliados ao prefeito Nonatinho aprovaram, em sessão extraordinária realizada no dia 30 de dezembro de 2025, um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo que autoriza alterações na cobrança da conta de água no município, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Veja o projeto (AQUI).
O projeto foi enviado pelo Poder Executivo à Câmara e apreciado em regime de urgência durante sessão extraordinária. Com a aprovação dos vereadores aliados ao prefeito, a matéria segue para sanção do próprio chefe do Executivo, autorizando o SAAE a aplicar os novos valores na tarifa de água.
Um detalhe chama a atenção: não há limite definido para o aumento, tampouco foram apresentados, até o momento, detalhes de um plano de ação ou justificativas técnicas para o reajuste. A expectativa é que os novos valores já comecem a ser cobrados a partir de janeiro.
Durante a tramitação do projeto, o vereador Clemilton Loureiro criticou a proposta e afirmou que, na prática, o projeto representa “dar com uma mão e retirar com as duas”. Segundo ele, tudo indica que o objetivo é elevar a arrecadação do SAAE, mesmo a autarquia já contando com previsão de investimentos oriundos de outras receitas do município, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada pela própria Câmara. O vereador destacou ainda que milhões de reais já estão previstos para serem destinados à autarquia, sem considerar a arrecadação própria que o SAAE já possui.
Os vereadores Clemilton Loureiro; Sara Lima e Naldo Filó votaram contra.
