Home » Primeiro satélite desenvolvido no Maranhão, Aldebaran-I será lançado ao espaço na próxima segunda-feira na Índia

Primeiro satélite desenvolvido no Maranhão, Aldebaran-I será lançado ao espaço na próxima segunda-feira na Índia

by admin

Protagonismo aeroespacial da UFMA

Na próxima segunda-feira (12), Aldebaran-I, projeto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será lançado ao espaço a partir da base indiana Satish Dhawan Space Centre, a bordo do foguete PSLV-C62. Trata-se do lançamento do primeiro satélite desenvolvido no Maranhão e em toda a região Norte-Nordeste, consolidando a UFMA como protagonista no cenário aeroespacial brasileiro.

Desenvolvido por professores e estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial, o Aldebaran-I é resultado de anos de pesquisa científica e inovação tecnológica conduzidas no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (Labesee), da UFMA. O projeto contou com apoio institucional e financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Fundação Sousândrade (FSADU) e integra o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022–2031, coordenado pela AEB.

O lançamento poderá ser acompanhado aqui.

Segundo o coordenador da missão Aldebaran-I e docente do curso de Engenharia Espacial da UFMA, Carlos Brito, o lançamento é aguardado com grande expectativa e entusiasmo pela equipe e considera o momento um marco relevante para o avanço tecnológico e científico.

“Este momento representa a consolidação de um trabalho construído com seriedade, dedicação e rigor técnico ao longo de todas as fases do projeto”, destaca o coordenador.

Missão voltada à segurança marítima e ao meio ambiente

A missão principal do Aldebaran-I é atuar como prova de conceito para a localização e salvamento de pequenas embarcações em situações de emergência no mar, com foco especial na costa do Maranhão, região marcada por intensa atividade pesqueira e marítima.

Além disso, o nanossatélite contribuirá para a prevenção de queimadas, por meio da coleta de dados ambientais relevantes.

Essas aplicações reforçam o caráter social do projeto, alinhando ciência, tecnologia e inovação às necessidades reais da população maranhense e da região Norte-Nordeste.

Em janeiro de 2025, o Aldebaran-I passou por seu último teste ambiental no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). O nanossatélite foi submetido a rigorosos testes de vibração, essenciais para assegurar sua integridade diante das condições extremas do lançamento.

Com a conclusão bem-sucedida dessa etapa, o equipamento foi considerado plenamente apto para a missão espacial.

UFMA no mapa da tecnologia espacial

O lançamento do Aldebaran-I consolida a UFMA como uma instituição estratégica para o desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro, colocando o Maranhão no mapa da tecnologia espacial e evidenciando o potencial da universidade pública na produção de conhecimento, inovação e soluções de alto impacto.

Mais do que um satélite em órbita, o Aldebaran-I simboliza o compromisso da UFMA e de suas instituições parceiras com o desenvolvimento científico, a formação de excelência e a aplicação prática do conhecimento em benefício da sociedade.

Créditos

You may also like