O ex-deputado Rubens Pereira, o Rubão, deixou oficialmente o comando da Secretaria de Estado da Articulação Política (Secap) na manhã desta segunda-feira, 12. Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o novo secretário da pasta, Júnior Viana, anunciou que o antecessor não se afastará da gestão estadual, devendo assumir uma nova função na administração de Carlos Brandão em breve. A movimentação ocorre após meses de incertezas sobre a permanência do aliado no primeiro escalão do governo maranhense.
A saída definitiva da Secap foi formalizada por Rubão no último dia 8, encerrando um ciclo marcado por tensões políticas que se intensificaram no final de 2025, após a chamada “Crise dos Áudios”, que culminaram em um discurso crítico do deputado federal Rubens Pereira Júnior, filho do ex-secretário, na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o parlamentar chegou a declarar-se oposição ao governo Brandão, o que colocou a posição de seu pai no secretariado sob constante questionamento.
Apesar do histórico de atritos recentes, Rubão não deve romper politicamente com o governador.
Durante a transmissão do comando da Secap, Júnior Viana anunciou que Rubens Pereira assumirá um novo posto no governo. Rubão confirmou com a cabeça e, na sequência, em seu discurso, afirmou que não houve rompimento com o governador Brandão.
Veja relato da cena feito pelo ex-deputado (agora blogueiro) Rogério Cafeteira:
A expectativa agora recai sobre qual posto Rubão ocupará na estrutura governamental, detalhe que ainda não foi oficializado pelo Executivo.
