O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), advertiu, na última terça-feira (6), 1.634 mil pescadores e pescadoras artesanais profissionais de Imperatriz que não enviaram o Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP) até o prazo de 31 de dezembro de 2025. Ao todo incluindo Imperatriz, foram mais de 950 mil pescadores e pescadoras que foram notificados pela falta do envio do REAP em todo o Maranhão.
A data limite foi fixada até o dia 5 de fevereiro para que os pescadores regularizem a situação, enviando o REAP devidamente preenchido, segundo a Portaria MPA nº 614, publicada no Diário Oficial da União (DOU), pelo o Ministério. De acordo com a Portaria os profissionais que não cumprirem o prazo terão a Licença de Pescador ou Pescadora Profissional automaticamente suspensa a partir de 6 de fevereiro.
Confira a lista de 956.217 pescadores e pescadoras (AQUI) que sofreram a sanção de advertência e os períodos sob necessidade de revisão.
Publicidade
O REAP é um documento que comprova que o trabalhador exerceu regularmente a pesca durante o ano, trazendo informações sobre o volume mensal pescado, locais de pesca, espécies pescadas e os meses transcorridos sem pesca, como o período de defeso. Além disso, o envio do documento é necessário para a solicitação e manutenção do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), que é necessário para a obtenção da Licença de Pesca. O acesso a benefícios como o Seguro-Defeso também depende do envio do REAP.
