Home » Operação Casa Maior mira lideranças criminosas em presídios

Operação Casa Maior mira lideranças criminosas em presídios

by admin

0

Mais uma etapa da Operação Casa Maior foi realizada nesta quinta-feira (15) no Acre, com foco direto no combate às lideranças do crime organizado que continuam atuando mesmo dentro do sistema prisional. A ação resultou no cumprimento de 23 mandados de prisão preventiva contra detentos custodiados em unidades penais de Rio Branco.

A ofensiva é fruto de uma atuação integrada entre a Polícia Civil do Acre (PCAC) e o Ministério Público do Estado (MPAC). No estado, os trabalhos foram coordenados pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e executados pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

4. Operação integrada reforça cerco a lideranças do crime organizado no Acre | Foto: Lucas José, Sejusp

Nesta fase, a operação contou ainda com o suporte do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Polícia Penal, além do Gefron, Ciopaer e do Batalhão de Choque da Polícia Militar, garantindo segurança e logística durante o cumprimento das ordens judiciais dentro das unidades prisionais.

Segundo o delegado Saulo José Macedo, que coordena a operação, os alvos desta etapa são investigados há anos e ocupam posições de liderança em organizações criminosas. “São pessoas já identificadas como lideranças, e estamos cumprindo decisões judiciais relacionadas à prisão preventiva. As investigações estão em fase final e, em breve, serão apresentadas ao Judiciário”, afirmou.

O promotor de Justiça Bernardo Albano, coordenador do Gaeco, explicou que os novos mandados podem resultar em agravamento das penas, a partir de provas que reforçam o papel de comando exercido pelos investigados. “As ordens judiciais foram deferidas com base em novas evidências de liderança e organização criminosa, o que pode impactar diretamente na situação penal desses custodiados, estejam eles em prisão provisória ou definitiva”, destacou.

6. Operação Casa Maior avança contra atuação de facções em presídios do Acre | Foto: Lucas José, Sejusp

O presidente em exercício do Iapen, Maycon Mendonça, ressaltou que o órgão tem dado total apoio à operação. “Estamos utilizando todo o aparato de segurança disponível para garantir que os mandados sejam cumpridos com normalidade e segurança dentro do sistema prisional”, disse.

A investigação

A Operação Casa Maior é resultado de cerca de dois anos de investigação, que culminaram na deflagração de uma grande ação integrada iniciada na última terça-feira (13). Ao todo, foram expedidos 62 mandados de prisão e mais de 100 ordens judiciais, incluindo buscas e apreensões, todas autorizadas pelo Juízo das Garantias de Rio Branco.

SAIBA MAIS: Operação histórica atinge cúpula do Comando Vermelho no Acre e em outros seis estados

As apurações apontam que integrantes da facção Comando Vermelho continuavam a coordenar atividades criminosas mesmo presos, utilizando visitas e meios de comunicação para manter o controle da organização. A investigação identificou desde a chamada “cúpula máxima”, conhecida como Casa Maior, até núcleos responsáveis por logística, comunicação e finanças.

Além do Acre, os mandados também foram cumpridos nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Paraíba, evidenciando o alcance interestadual da organização criminosa investigada. O material apreendido deve subsidiar novas fases da operação e aprofundar as investigações contra o crime organizado no estado.

Créditos

You may also like