Home » Seis anos após Marco Legal, saneamento básico ainda está longe das metas de 2033

Seis anos após Marco Legal, saneamento básico ainda está longe das metas de 2033

by admin

Seis anos após a sanção do Marco Legal do Saneamento, o Brasil ainda apresenta baixo avanço rumo à universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário, prevista para 2033. A legislação estabelece como metas o atendimento de 99% da população com abastecimento de água e de 92% dos domicílios com esgotamento sanitário ou fossa séptica.

De acordo com o ranking da Universalização do Saneamento 2025, elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, apenas 63 dos 2.483 municípios analisados estão próximos de atingir os parâmetros definidos em lei. O número representa 2,5% do total avaliado.

O estudo utilizou dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico e analisou indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação final adequada dos resíduos. As cidades receberam pontuação de 0 a 500 e foram classificadas em quatro estágios: “Rumo ao saneamento” (acima de 489 pontos), “Compromisso pelo saneamento” (entre 450 e 488,99), “Empenho pelo saneamento” (entre 200 e 449,99) e “Primeiros passos pelo saneamento” (abaixo de 200 pontos).

O Sudeste concentra o maior número de municípios nos estágios mais avançados, com 59 cidades classificadas como “Rumo ao saneamento”. O Sul aparece em seguida, com quatro municípios nessa faixa. Já as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste não registraram nenhuma cidade no nível mais alto de avaliação.

As desigualdades regionais também são apontadas pelo Índice de Progresso Social (IPS Brasil 2025), no eixo Água e Saneamento. Enquanto municípios do Sul e Sudeste apresentam média de 99,91 pontos, a Amazônia Legal registra média de apenas 14,97, em uma escala de 0 a 100.

Apesar dos resultados, o Ministério das Cidades afirma que não há previsão de adiamento do prazo de 2033. Segundo a pasta, desde 2023 foram investidos cerca de R$ 40 bilhões para o cumprimento das metas do Marco Legal, sendo mais de R$ 12 bilhões aplicados apenas em 2025.

Créditos

You may also like