Home » Lula, Janja e ministros participam de Encontro Nacional do MST nesta sexta (23) em Salvador

Lula, Janja e ministros participam de Encontro Nacional do MST nesta sexta (23) em Salvador

by admin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja participam do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta sexta-feira (23), em Salvador. Também estão confirmados os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Guilherme Boulos (Secretaria-Geral), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). Devem participar ainda os governadores Jerônimo Rodrigues, da Bahia, e Elmano de Freitas, do Ceará, ambos do PT. 

A atividade, que começou no último dia 19 e vai até o dia 23, acontece no Parque de Exposições Agropecuárias, na capital baiana. No total, cerca de três mil integrantes do movimento de todo o país participam do encontro. Durante o evento, serão lançados o Programa Agrário do MST e a Inteligência Artificial da Reforma Agrária e Agroecologia (IARAA).

“Nesse momento conjuntural, onde realizaremos o 14.º Encontro Nacional, essa instância também deve prezar pela revisão do nosso Programa de Reforma Agrária Popular e homologar a instância da Coordenação Nacional. Entendemos ainda que precisamos aprofundar a leitura da conjuntura nacional e internacional, reafirmando o internacionalismo como uma bandeira e uma linha do MST”, resume Débora Nunes, da direção nacional do Movimento.

Encontro Nacional do MST acontece no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (BA) | Crédito: Wellington Lenon/MST

O último encontro nacional do MST ocorreu entre 20 e 24 de janeiro de 2009, em Sarandi, no Rio Grande do Sul, em celebração aos 25 anos do movimento. Realizado em um local simbólico das primeiras ocupações de terra no país, o evento reuniu cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais. O Encontro Nacional é a segunda instância mais ampla do MST, ficando atrás apenas do Congresso Nacional do Movimento.

Os encontros são tidos como marcos históricos, a exemplo da criação oficial do próprio movimento no 1º Encontro Nacional do MST, em 22 de janeiro de 1984, em Cascavel, no Paraná, com a participação de 92 participantes e o tema: “Terra não se ganha, se conquista”.

“É um espaço que tem como tarefa também o fortalecimento do estudo, da formação política e ideológica de toda a militância da base do MST. Então, os nossos encontros tiveram papéis importantes na definição de linhas que seguem no MST até os dias atuais”, afirma Débora Nunes.

Créditos

You may also like