Campeão da Série B pelo Coritiba, o meia uruguaio Carlos de Pena está próximo de definir seu novo clube para a temporada de 2026. O jogador deve ser anunciado como reforço do Sport, que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. A informação foi divulgada pelo jornalista César Luis Melo.
Contratado pelo Coxa para a disputa da Série B, De Pena era um dos jogadores mais queridos pela torcida, apesar de ter atuado a maior parte do tempo como reserva. Ao todo, o uruguaio disputou 29 partidas, sendo apenas duas como titular, com um gol e duas assistências.
O meia chegou ao Coritiba em um momento turbulento da temporada, logo depois a eliminação precoce na Copa do Brasil, contra o Ceilândia e a queda nas quartas de final do Campeonato Paranaense para o Maringá. Com contrato válido até o fim de 2025, ele não teve o vínculo renovado no Alto da Glória.
Revelado pelo Nacional do Uruguai, Carlos de Pena jogou no futebol europeu pelo Middlesbrough, da Inglaterra, Real Oviedo, da Espanha, e Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Ele chegou ao futebol brasileiro em 2022, para defender o Internacional.
De Pena não se firmou como titular do Coxa. (Foto: Gustavo Oliveira | Coritiba)
Pelo Colorado, foram 102 jogos, com 11 gols e 14 assistências, entre 2022 e 2024. Ele também passou pelo Bahia, em 2023, onde atuou em 37 partidas, marcou um gol e distribuiu quatro assistências, antes de chegar ao Coritiba.
Coritiba reformulou elenco após título da Série B
Com a saída de jogadores como Carlos de Pena, o Coritiba passou por um processo de profunda reformulação do elenco visando a disputa da Série A.
Além da saída do técnico Mozart, a diretoria trabalhou com a ideia de montar um grupo competitivo, mesclando jogadores experientes, com “fome” de Série A, e jovens promessas com potencial de revenda. Até o momento, o Coxa anunciou dez contratações. A mais recente foi a do atacante Breno Lopes, mas o clube deve seguir ativo no mercado e trabalha para reforçar as laterais e a posição de centroavante.
No Sport, Carlos de Pena deve reencontrar o atacante Gustavo Coutinho, ex-companheiro no Coritiba e autor de seis gols com a camisa alviverde.
Destino de jogadores do Coritiba
- Alex Silva (lateral-direito) – Ceará
- Zeca (lateral-direito) – Ceará
- Matías Fracchia (zagueiro) – Coquito Unido, Chile
- Geovane (volante) – Atlético Goianiense
- Filipe Machado (volante) – Goiás
- Carlos de Pena (meia) – Sport
- Nicolas Careca (atacante) – Novorizontino
- Dellatorre (atacante) – Vila Nova
- Gustavo Coutinho (atacante) – Sport
- Everaldo (atacante) – Sem clube
