Home » AtlasIntel: Lula tem 48,8% das intenções de voto e Flávio, 35% no 1º turno | Política

AtlasIntel: Lula tem 48,8% das intenções de voto e Flávio, 35% no 1º turno | Política

by admin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soma 48,8% das intenções de voto e é seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que chegou a 35%, de acordo com pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira (21). O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar nos cenários em que foi testado, à frente ou com percentual mais alto do que outros nomes da direta, como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O senador também reduziu a vantagem de Lula em um eventual segundo turno.

O levantamento mostra avanço de Flávio na comparação com a pesquisa anterior, realizada em dezembro, mês em que o senador anunciou ter sido o escolhido pelo pai para representá-lo nas urnas. Bolsonaro atualmente está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como “Papudinha”, onde cumpre a pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe.

No cenário sem Tarcísio, a intenção de voto em Flávio subiu de 29,3% para 35%. Lula ficou estável, oscilando dentro da margem de erro de 48,1% para 48,8%. Em terceiro lugar aparece o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 4,3%, em situação de empate técnico com outros pré-candidatos: o fundador do partido Missão, Renan Santos (3,4%); o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 2,8%; o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), 2,8%; e o ex-ministro Aldo Rebelo (DC), 1%. Os indecisos são 0,4% e 1,5% afirmam que vão anular ou votar em branco.

Intenção de voto para presidente em cenário com Lula e Flávio Bolsonaro, segundo pesquisa AtlasIntel realizada em janeiro de 2026 — Foto: Reprodução/AtlasIntel

Na hipótese de Flávio disputar o Palácio do Planalto tendo também Tarcísio como adversário, o senador manteria a segunda colocação, com 28% ante 11% do governador paulista. Lula segue em primeiro, com 48,4%.

Um cenário com Flávio e Tarcísio candidatos, hoje, é considerado improvável. O governador sinalizava a intenção de concorrer à Presidência desde que recebesse o aval de Bolsonaro, que optou por indicar o filho. Tarcísio e o ex-presidente devem se encontrar em breve. O governador foi autorizado a visitar o aliado na “Papudinha”. A visita estava prevista para esta quinta-feira (22), mas foi adiada e uma nova data deve ser marcada. Será o primeiro encontro desde que Flávio foi anunciado pré-candidato.

O instituto também fez um cenário sem Flávio. Nessas condições, Tarcísio assume o segundo lugar, com 28,4% dos votos, atrás de Lula (48,5%). Caiado ficaria em terceiro, com 5%, em situação de empate técnico com Ratinho, Zema e Renan Santos. Na comparação com a pesquisa de janeiro, tanto Lula quanto Tarcísio ficam estáveis, com oscilações dentro da margem de erro.

Foram apresentados ao eleitor cinco cenários de primeiro turno. Lula aparece em primeiro em todos, com resultados que variam entre 48% e 49% das intenções de voto. Flávio é o adversário que soma o percentual mais alto (35%). Depois dele, o melhor desempenho seria da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que atingiria 31%, em um cenário sem Flávio e sem Tarcísio.

O instituto AtlasIntel entrevistou, por meio de questionários aplicados pela internet, 5.418 pessoas entre quinta-feira (15) e terça-feira (20). A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança, 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02804/2026.

Intenção de voto entre Lula e Tarcísio, segundo pesquisa AtlasIntel realizada em janeiro de 2026 — Foto: Reprodução/AtlasIntel

O instituto também fez dois cenários em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), seria o candidato no lugar de Lula, possibilidade não cogitada pelo PT. Se Haddad disputasse com Flávio, o ministro teria 41,5% ante 35,4% do senador. Contra Tarcísio, o petista somaria 42% e o governador, 28,9%.

Haddad deve deixar o cargo em breve, mas sua participação na campanha eleitoral ainda é incerta. O ministro vem dizendo que não tem intenção de concorrer a nenhum cargo e que deseja apenas colaborar para a campanha de Lula. Parte do PT, no entanto, tenta convencê-lo a disputar o governo de São Paulo ou o Senado.

A vantagem de Lula sobre Flávio, em um eventual segundo turno, diminuiu em um mês. Em dezembro, a distância era de 12 pontos percentuais. Agora, Lula tem 49,2% e o senador 44,9%, menos de 5 pontos.

No cenário contra Tarcísio, as intenções de voto ficaram estáveis, com Lula reeleito com 49,1% ante 45,4% do governador.

Intenção de voto entre Lula e Flávio Bolsonaro, segundo pesquisa AtlasIntel realizada em janeiro de 2026 — Foto: Reprodução/AtlasIntel

Entre os cotados para disputar as eleições presidenciais, Lula é o que tem a maior rejeição. Ao todo, 49,7% dos entrevistados responderam que “não votariam de jeito nenhum” no pré-candidato petista. No topo do ranking, com 50%, aparece Jair Bolsonaro, que está inelegível.

Flávio tem 47,4% de rejeição, seguido por Renan Santos (45,6%) e por Michelle (44,9%). Tarcísio é rejeitado por 41,1% e Haddad, 36,9%.

Créditos

You may also like