Ucrânia, o Papa: parem a guerra, graves consequências para os civis
O Papa Leão XIV, durante o Angelus, fez um apelo pela paz em áreas de conflito, destacando a situação na Ucrânia e pedindo orações pelos civis que sofrem com os impactos da guerra, especialmente diante do inverno rigoroso. Ele saudou os jovens da Ação Católica e incentivou a superar o mal com o bem. Além disso, mencionou o Dia Mundial dos Doentes de Lepra, o “Domingo da Palavra de Deus” instituído por Francisco e o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (celebrada no Brasil entre 17 e 24 de maio).
O Papa expressou sua preocupação com os recentes ataques na Ucrânia, que deixaram mais de um milhão de pessoas sem eletricidade, água e aquecimento em meio a temperaturas congelantes. Ele apelou para o fim da violência que tem afetado gravemente os civis e reforçou a importância de buscar uma paz justa e duradoura. O Papa convocou a todos a intensificar os esforços para acabar com o conflito.
Aos jovens da Ação Católica: promovam a paz
O Papa dirigiu-se aos jovens da Ação Católica em Roma durante o Angelus, elogiando a presença deles e destacando a importância de promover a fraternidade. Ele agradeceu aos jovens por inspirarem uma visão colaborativa e pacífica do mundo, incentivando-os a serem agentes de paz em seus ambientes cotidianos. O Papa pediu para jamais agirem com violência, enfatizando que o mal só é vencido pelo bem. Juntos, eles oraram pela paz na Ucrânia, no Oriente Médio e em outras regiões afetadas por conflitos.
Protegendo a dignidade dos doentes de lepra
O Papa expressou solidariedade no Dia Mundial dos Doentes de Lepra, incentivando a proteção da dignidade dos afetados por essa doença. Ele também destacou a importância do “Domingo da Palavra de Deus” e a conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, ressaltando a relevância do compromisso com a fé e o amor em promover a paz e a unidade entre os povos.


