Seguimos em solidariedade e em defesa de Rojava
Manifestamos nossa oposição à investida militar do governo interino da Síria, em conjunto com o governo turco, e à indevida anexação de territórios anteriormente controlados pelas Forças Democráticas Sírias (SDF), representando um ataque direto à experiência política de Rojava e ameaçando uma das mais relevantes iniciativas recentes de construção coletiva no Oriente Médio e além.
Com sua gestão autônoma e popular, essa região independente simboliza uma luta direta por mais direitos para o povo curdo na região e representa uma ameaça aos interesses dos poderosos em um continente marcado por governos autoritários, conflitos armados e interferências imperialistas.
É condenável a imposição militar do controle estatal sobre o território, que significa a supressão violenta de um processo democrático construído pela comunidade. Advertimos também sobre o perigo de repressão política, perseguição a líderes locais, retrocessos nos direitos das mulheres e eliminação das formas de autogoverno popular que constituíram a base dessa experiência.
Defender Rojava é apoiar o direito dos povos à autodeterminação, à democracia genuína e à capacidade de organização política fundamentada na justiça social e na igualdade. Uma Síria democrática contribui para a estabilidade de toda a região, sendo crucial o reconhecimento legal e político da Administração Autônoma Democrática do Norte e Leste da Síria (DAANES).
Executiva Nacional do PSOL
23 de janeiro de 2026


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/l/t/7whCEBTNSFKGsgucKiDw/fictor.avif)