×

Violência em Minnesota trai nossos valores mais fundamentais, diz Joe Biden – CartaCapital

Violência em Minnesota trai nossos valores mais fundamentais, diz Joe Biden – CartaCapital

Violência em Minnesota trai nossos valores mais fundamentais, diz Joe Biden – CartaCapital

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden criticou, nesta terça-feira, 27, a violência perpetrada por agentes federais que resultou na morte a tiros de dois ativistas durante manifestações em Minneapolis contra a presença policial de imigração.

“Os eventos em Minneapolis recentemente vão contra os princípios essenciais que valorizamos como americanos. Não somos uma nação que tolera o uso de armas letais contra seus cidadãos nas ruas”, compartilhou o ex-presidente democrata (2021-2025) em suas redes sociais.

“A violência e o medo não têm espaço nos Estados Unidos da América, especialmente quando são as próprias autoridades que apontam armas para os cidadãos americanos”, acrescentou o democrata. “Ninguém pode destruir o que os Estados Unidos representam e acreditam, nem mesmo um presidente, se nós — como nação — nos unirmos e fizermos ouvir nossa voz.”

As mortes de Renee Good em 7 de janeiro e de Alex Pretti no último sábado causaram indignação em Minneapolis, uma cidade que serve de refúgio para imigrantes sem documentação.

Os agentes federais envolvidos em operações contra imigrantes em situação irregular têm sido monitorados, filmados e, por vezes, confrontados por ativistas, sem intervenção da polícia local.

O governador de Minnesota e o prefeito de Minneapolis, ambos democratas, se manifestaram de forma veemente contra a intervenção federal, inclusive buscando apoio na Justiça estadual.

O presidente Donald Trump tornou a luta contra a imigração irregular um dos pilares de sua administração, o que tem sido alvo de críticas da oposição democrata, por considerar excessivo o uso da força.

“A justiça requer investigações completas, imparciais e transparentes sobre as mortes dos dois americanos que perderam suas vidas na cidade que chamavam de lar”, solicitou Biden.

Trump acusa seu antecessor democrata de ter permitido a entrada de milhões de imigrantes sem documentação durante seu mandato.

De acordo com dados do Pew Center, um centro de estudos migratórios, entre 2021 e 2024, mais de um milhão de pessoas da América Latina entraram anualmente no país, de forma regular e irregular.

Créditos