×

Os camisas 10 para ficar de olho no Brasileirão

Os camisas 10 para ficar de olho no Brasileirão

Os camisas 10 para ficar de olho no Brasileirão

Os craques a serem observados no Brasileirão

O Campeonato Brasileiro de 2026 terá início nesta quarta-feira com oito jogos. A competição principal do país será disputada ao longo de todos os meses do ano, o que representa uma mudança em relação às temporadas anteriores e pode impactar a cultura do futebol brasileiro. Contudo, uma constante na Série A é a presença de jogadores de alto nível, especialmente aqueles que vestem a camisa 10.

De Arrascaeta a Neymar, o portal ge destacou 10 jogadores que têm potencial para se destacar na edição de 2026 do Brasileirão ostentando o icônico número nas costas.

Arrascaeta (Flamengo)

O maestro do atual campeão, Arrascaeta, está indo para sua segunda temporada como camisa 10 do Flamengo. Aos 31 anos, o meio-campista surge como forte candidato a se destacar no campeonato e a garantir uma vaga na Copa do Mundo no meio do ano. Ele teve um ano memorável em 2025, com 25 gols e 20 assistências que contribuíram para os títulos da Supercopa do Brasil, Brasileirão e Libertadores conquistados pelo Flamengo. O ano mágico de 2025 rendeu ao uruguaio o prêmio de Rei da América.

Neymar (Santos)

Uma das maiores estrelas do futebol brasileiro neste século, Neymar, de 33 anos, tem alguns meses de Brasileirão para convencer o técnico Carlo Ancelotti de que merece estar na Copa do Mundo. Após passar por uma cirurgia no menisco do joelho esquerdo em 22 de dezembro, ele voltou aos treinos na última terça-feira e tem previsão de retorno aos gramados em fevereiro.

Apesar da lesão, as últimas atuações em 2025 foram positivas, com o craque marcando cinco gols e dando uma assistência nos últimos cinco jogos, ajudando o Santos a evitar o rebaixamento.

Memphis Depay (Corinthians)

O holandês de 31 anos é outro camisa 10 do Brasileirão de olho na Copa do Mundo. Ele chega motivado após marcar o gol do título do Corinthians na Copa do Brasil de 2025, na final contra o Vasco. Com 12 gols e dez assistências em 52 jogos no ano passado, Memphis deve iniciar a temporada de 2026 no jogo desta quarta-feira contra o Bahia, visando a final da Supercopa Rei no próximo domingo contra o Flamengo.

Matheus Pereira (Cruzeiro)

Desde sua chegada ao Cruzeiro em 2023, Matheus Pereira tem sido uma das principais referências ofensivas do clube. Aos 29 anos, contribuiu com sete gols e nove assistências em 51 partidas disputadas em 2025. Na atual temporada, ele está ainda mais motivado após renovar seu contrato com o clube até o final de 2028.

Alan Patrick (Internacional)

Quando se fala de camisa 10 clássico, um dos mais reconhecidos no futebol brasileiro é Alan Patrick, com 34 anos, no Internacional desde 2022. O meio-campista, conhecido por sua capacidade de criar jogadas de gol, marcou 21 gols e deu 13 assistências em 50 jogos no ano passado. Nesta temporada, já tem um gol e uma assistência em duas partidas.

Everton Ribeiro (Bahia)

Em seu terceiro ano no Bahia com contrato renovado, Everton Ribeiro continua sendo o destaque da equipe. Mesmo após enfrentar um câncer na tireoide em 2025, o camisa 10 de 36 anos manteve sua importância no Tricolor, encerrando a temporada com sete assistências e três gols. Tetracampeão da Série A, ele é uma esperança para outra boa campanha do Esquadrão.

Philippe Coutinho (Vasco)

No segundo ano após seu retorno ao Vasco, Philippe Coutinho registrou recorde de jogos na carreira, com 56 partidas em 2025. O meio-campista de 33 anos contribuiu com 11 gols e cinco assistências para o time que foi vice-campeão da Copa do Brasil. Com a saída de Rayan para o Bournemouth, da Inglaterra, Coutinho tem a responsabilidade de liderar o clube carioca.

Gustavo Scarpa (Atlético-MG)

Em sua terceira temporada no Atlético-MG, Gustavo Scarpa é um dos destaques técnicos da equipe em busca de retomar o caminho das vitórias. Com três gols e 12 assistências em 2025, ele foi fundamental para o segundo lugar na Copa Sul-Americana.

Luciano (São Paulo)

Apesar dos desafios enfrentados pelo São Paulo em 2025, que incluíram uma série de desfalques, Luciano, aos 32 anos, é uma das esperanças para uma temporada mais tranquila. Em sua sétima temporada pelo Tricolor, ele acumula 102 gols e 30 assistências em 322 partidas disputadas.

Ganso (Fluminense)

Um dos clássicos camisas 10 do futebol, Paulo Henrique Ganso, aos 36 anos, veste a camisa do Fluminense há oito anos consecutivos. Apesar de lidar com lesões, ele permanece como peça-chave do time e marcou um gol na última rodada, garantindo ao Flu uma vaga direta na Libertadores com vitória sobre o Bahia.

Menções honrosas para Jhon Jhon, do Bragantino, Cristaldo, do Grêmio, Paulinho, do Palmeiras, e demais atletas que terão a honra de usar a icônica camisa 10 nos demais clubes da Série A.

Créditos