×

adolescentes são apreendidos após roubar passageiros em ônibus do BRT

adolescentes são apreendidos após roubar passageiros em ônibus do BRT

adolescentes são apreendidos após roubar passageiros em ônibus do BRT

Agentes do programa BRT Seguro detiveram, na noite da última quarta-feira (28), dois jovens envolvidos em um assalto a passageiros em um ônibus do BRT, na Zona Sudoeste. Conforme informações da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), o crime ocorreu por volta das 21h45, na estação Salvador Allende, no Recreio dos Bandeirantes, onde três mulheres tiveram seus celulares roubados.

  • Maus-tratos: Canil ilegal é fechado em Campo Grande; animais seriam comercializados na Barra
  • Denúncia de mulheres trans: Cafetão que alega ter conexões com criminosos e agentes públicos extorque dinheiro de prostitutas, segundo relatos, e vereadora aciona o MP

Um vídeo divulgado pela corporação mostra como a situação se desenrolou. O ônibus estava com vários assentos vazios quando o grupo entrou e se dirigiu para o fundo do veículo. Pouco depois, passageiros começaram a se levantar, apavorados, enquanto um jovem sem camisa percorria o ônibus, intimidando-os e ordenando que se sentassem. Na primeira parada em que o ônibus fez, os passageiros que estavam na área onde os rapazes agiam desceram correndo.

Segundo relatos, dois adolescentes agiram em conjunto com cerca de outros dez jovens e crianças, os quais teriam ameaçado os passageiros durante todo o incidente. Após o roubo, o grupo se dispersou, sendo apenas os dois suspeitos localizados.

Jovens são detidos após roubo a passageiras em estação do BRT

A Central de Monitoramento da Mobi-Rio identificou os jovens enquanto estavam em outro ônibus articulado e alertou as equipes do BRT Seguro. A abordagem ocorreu dentro do coletivo, que estava parado na estação Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

Com os adolescentes, os agentes encontraram os três celulares roubados, bem como documentos pessoais, um cartão de crédito e R$ 400 pertencentes a uma das vítimas. Durante a apreensão, também foram apreendidas facas e um simulacro de arma. Os jovens foram encaminhados para a 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), onde o caso foi registrado.

Lançado em junho de 2021, o programa BRT Seguro atua na vigilância dos corredores Transoeste, Transcarioca, Transbrasil e Transolímpica. Segundo a Seop, a iniciativa já resultou em mais de cinco mil detenções por crimes como roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual.

Conforme a secretaria, mais de 400 agentes trabalham diariamente nos terminais e nos ônibus articulados. Desde o início do programa, também foram aplicadas mais de 20 mil penalidades por evasão de tarifa e cerca de 33 mil multas de trânsito. A prefeitura destaca que tais ações contribuíram para uma redução de 90% nos atos de vandalismo nas estações do sistema BRT.

Créditos