×

Sem abrir licitações, prefeito Daniel Castro vira o “Rei dos Aditivos” em Nova Iorque e restringe concorrências

Sem abrir licitações, prefeito Daniel Castro vira o “Rei dos Aditivos” em Nova Iorque e restringe concorrências

Sem abrir licitações, prefeito Daniel Castro vira o “Rei dos Aditivos” em Nova Iorque e restringe concorrências

Um levantamento feito a partir de publicações no Diário Oficial da Prefeitura de Nova Iorque revela um dado que chama atenção logo no início de 2026: nenhuma nova licitação foi aberta pelo município. Em vez disso, a gestão municipal optou por prorrogar contratos já existentes por meio de uma enxurrada de termos aditivos, alguns deles chegando ao segundo, terceiro e até quarto aditamento, sem qualquer concorrência pública.

As publicações oficiais, datadas de 20 de janeiro de 2026, mostram uma verdadeira avalanche de aditivos, todos empurrando contratos antigos para vigorar por mais um ano. Serviços essenciais como iluminação pública, limpeza urbana, transporte escolar, fornecimento de combustíveis, locação de veículos, exames médicos, internet institucional, eventos, saúde, educação e assistência social foram mantidos exatamente com as mesmas empresas, sem que outras pudessem disputar os contratos.

Entre os aditivos que mais chamam atenção estão contratos de alto valor, como o da locação de veículos para transporte escolar, renovado por R$ 1.159.400,00, contratos de combustíveis que ultrapassam R$ 1 milhão, além da manutenção da iluminação pública e da limpeza urbana — serviços que, segundo relatos da população, apresentam falhas recorrentes, mesmo com contratos sucessivamente prorrogados .

A prática adotada pela gestão do prefeito Daniel Franco de Castro, hoje apelidado de “Rei dos Aditivos” -, transformou o aditivo em regra, e não exceção. O uso generalizado e simultâneo desse instrumento, substituindo a realização de licitações em todo o exercício, gera suspeitas por restringir a concorrência.

Procurado via e-mail institucional, o prefeito não se manifestou até o fechamento desta matéria. A equipe de reportagem também procurou o promotor da cidade e aguarda manifestação sobre o fato de o município aditivar diversos contratos sem abrir concorrência a outras empresas.

Créditos