Deputado federal diz que Desembargador Froz não entrou na magistratura para ser “gestor de fundos” – Blog do Domingos Costa
O deputado federal e líder do MBL, Kim Kataguiri, criticou duramente a decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) de transferir cerca de R$ 3 bilhões em depósitos judiciais para o Banco de Brasília (BRB), sem submeter a medida ao colegiado da Corte. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Kataguiri classificou o ato como “bizarro” e questionou a legitimidade de um magistrado assumir, de forma individual, uma decisão dessa magnitude.
“Eu nunca vi num edital pra você passar no concurso de juiz que tivesse lá a habilidade de você ser gestor de fundos”, ironizou, ao reagir à justificativa de que a transferência teria ocorrido porque o BRB ofereceria maior rentabilidade do que o Banco do Brasil.
Segundo o parlamentar, o presidente do TJ-MA tomou a decisão sozinho e só depois foi confrontado pelos demais desembargadores, assumindo integralmente a responsabilidade. Para Kataguiri, a conduta compromete a credibilidade do Judiciário e se insere em um contexto nacional de suspeitas envolvendo interesses políticos e financeiros ligados ao BRB, incluindo operações bilionárias e articulações no sistema bancário. “A segunda instância do Judiciário deveria zelar pela probidade e pela correção, mas protagoniza uma atitude desse tamanho, em meio a um escândalo nacional”, disparou.
Ainda de acordo com o deputado, a reação dos demais desembargadores, que enquadraram o presidente da Corte, foi o único ponto positivo do episódio.


