×

Torcedor do Grêmio viajará de fusca do Brasil até os EUA para a Copa 2026

Torcedor do Grêmio viajará de fusca do Brasil até os EUA para a Copa 2026

Torcedor do Grêmio viajará de fusca do Brasil até os EUA para a Copa 2026

O produtor de conteúdo Guilherme Martin Nunes embarcará em uma jornada épica partindo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos, para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. Seu meio de transporte escolhido é um fusca azul de 1971.

A partida está marcada para o dia 16 de fevereiro, com previsão de chegada entre o final de abril e início de maio. A estimativa é percorrer cerca de 14 mil quilômetros. Com um consumo médio de 10 quilômetros por litro, serão necessários aproximadamente 1400 litros de gasolina para chegar à primeira cidade nos EUA, o que equivale a mais de 34 tanques cheios.

“A ideia surgiu no ano passado. Já viajei por quase toda a América acompanhando o Grêmio. Como sempre fui fã da Seleção Brasileira, pensei: ‘Será possível ir de fusca até lá?’”, explicou o influenciador que ostenta o escudo do Grêmio em seu carro. Guilherme acompanha o Tricolor nos jogos do Campeonato Estadual em todo o Rio Grande do Sul e também viajou com o time para diferentes cidades do país durante o Brasileirão, além de ter acompanhado a campanha do Grêmio na Libertadores de 2024 pela América Latina.

Guilherme transformou sua paixão em profissão e hoje é um influenciador. Inspirado no hino do Grêmio, ele nomeou sua página no Instagram como “até de Fucs nós iremos”, em referência à passagem “até a pé nós iremos para o que der e vier” do hino composto por Lupicínio Rodrigues.

Dessa vez, o percurso será muito mais longo. “Serão 14 mil km no total. Estimo cerca de três meses para completar a viagem. Se nenhum imprevisto surgir com o fusca, o que é inevitável em uma jornada tão longa, a previsão é chegar no final de abril ou início de maio”, comentou. Caso haja tempo hábil, ele seguirá direto para Miami, mas se estiver próximo da estreia do Brasil na Copa, em 13 de junho contra o Marrocos, ele irá direto para Nova Iorque. Em seguida, a viagem continuará rumo à Filadélfia e Miami para os jogos contra Escócia e Haiti.

Guilherme menciona que, se o Brasil jogar no México, Canadá ou em cidades da costa oeste, ele deixará o fusca estacionado e seguirá de avião, mas a volta ao Brasil será por terra.

“Imagino que irei gastar cerca de R$ 100 mil. A parte mais cara da viagem será a travessia entre Colômbia e Panamá. Apenas o contêiner para a travessia custa cerca de 2.500 dólares, ou seja, aproximadamente R$ 30 mil ida e volta, somente nesse trecho. Além disso, haverá despesas com gasolina, alimentação e hospedagem, já que em alguns locais não será possível acampar nem pernoitar no fusca. Não estou incluindo os ingressos, pois ainda não os adquiri e viajarei sem eles”, relatou o influenciador.

Guilherme preparou toda a documentação necessária para a viagem, incluindo vistos para si e os requisitos para a entrada do fusca em territórios estrangeiros.

Tudo está sendo meticulosamente planejado ou adaptado. “Estou levando kits de ferramentas, peças sobressalentes, material para conserto de pneus… tudo para reposição. Estou levando roupas para calor e frio, uma churrasqueira, um fogão, uma geladeira automotiva e tentarei adaptar uma cama dentro do fusca”, explicou.

Guilherme possuía um fusca 1500 de 1974 que utilizou em suas primeiras viagens a partir de 2021. O carro favorito acompanhou o Grêmio em diversas partidas, incluindo viagens pelo Rio Grande do Sul e até pelo Rio de Janeiro.

Em 2024, o influenciador acompanhou o time na Copa Libertadores. A primeira jornada durou 8 dias até La Paz, na Bolívia. “Com mais de 4.100 metros de altitude, o fusca perdeu potência na subida, teve um pneu furado no meio do deserto de sal. Uma aventura incrível. Peguei gosto e, em 2024, atravessei a Cordilheira dos Andes com o fusca enfrentando neve e temperaturas de menos 9 graus”, recordou.

Durante o trajeto, ele passou pela Argentina e teve o carro apreendido ao chegar no Uruguai. Isso não o desanimou, pois acabou adquirindo o fusca azul de 1971 que utilizará para ir à Copa. Além do Brasil, ele também já visitou Paraguai e Peru com o carro.

Por onde passa, o carro se tornou querido entre os torcedores gremistas. “A reação das pessoas é incrível. Todos se aproximam do fusca, querem tirar fotos e conversar. Ele se tornou uma referência. Muitos dizem que ‘você nos representa’, mas sou apenas um torcedor que tem a oportunidade de viver essa experiência”, compartilhou.

Apesar da fama, o veículo ainda não recebeu um nome, algo tradicional entre os entusiastas de fuscas. “Aceito sugestões de nomes, então fique à vontade para me ajudar nessa escolha”, sugeriu Guilherme.

Jogos do Brasil na Copa

Grupo C

1ª rodada

  • Brasil x Marrocos – 13 de junho (sábado) – 19h – MetLife Stadium, em Nova York/Nova Jersey
  • Haiti x Escócia – 13 de junho (sábado) – 22h – Gillette Stadium, em Boston

2ª rodada

  • Escócia x Marrocos – 19 de junho (sexta) – 19h – Gillette Stadium, em Boston
  • Brasil x Haiti – 19 de junho (sexta) – 21h – Lincoln Financial Field, na Filadélfia

3ª rodada

  • Escócia x Brasil – 24 de junho (quarta) – 19h – Hard Rock Stadium, em Miamo
  • Marrocos x Haiti – 24 de junho (quarta) – 19h – Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta

 

Créditos