As provocações ao bolsonarismo em homenagem a Lula no Carnaval do Rio
Título: Provocações ao bolsonarismo em homenagem a Lula no Carnaval do Rio
A escola de samba Acadêmicos de Niterói abrirá o Carnaval do Rio no próximo domingo (15) com um desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcado por referências políticas e críticas ao bolsonarismo. O enredo “Do alto do Mulungu, surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” percorrerá a trajetória do petista desde a infância no sertão pernambucano até o retorno ao Palácio do Planalto, com destaque para sua atuação como líder sindical.
O samba-enredo traz insinuações indiretas a oponentes políticos, com menções a “saber perder”, “não ser digno fugir” e “não temer tarifas e sanções”, além do coro de “sem anistia”.
Sem mencionar explicitamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a letra defende que é “revolucionário saber escolher os seus heróis”, em referência ao debate sobre anistia a condenados pela tentativa de golpe. No ano passado, o Congresso aprovou projeto que reduzia penas, incluindo a de Bolsonaro, mas a proposta foi vetada por Lula.
Composto com a participação da cantora Teresa Cristina, o samba também revive episódios marcantes da vida do presidente, como a viagem de mudança da família para São Paulo.
“Treze noites, 13 dias” é o verso que rememora o deslocamento de Lula, sua mãe e irmãos, fazendo alusão ao número do Partido dos Trabalhadores. A letra menciona também vítimas da ditadura militar, como Zuzu Angel, Henfil, Vladimir Herzog e Rubens Paiva, associando o período a um tempo de “raiva”, e citando o premiado filme “Ainda Estou Aqui”, que relata o drama familiar do parlamentar após seu desaparecimento.
O refrão inclui homenagem ao samba Vai Passar, símbolo da luta pela redemocratização. “Fui eu que coloquei na letra. Eu queria que as pessoas lembrassem do samba Vai Passar como se lembrassem do Chico Buarque”, explicou Teresa Cristina. Durante ensaios técnicos na Sapucaí, a escola exibiu em telões imagens relacionadas ao governo Bolsonaro, incluindo episódios polêmicos amplamente divulgados.
A oposição tentou impedir o desfile e sua transmissão, alegando propaganda eleitoral antecipada. O Partido Novo argumentou que a homenagem ultrapassaria os limites culturais, citando referências ao número de urna e suposto pedido de voto.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou a ação, apontando a impossibilidade de “censura prévia”. Pedidos semelhantes apresentados pela senadora Damares Alves e pelo deputado Kim Kataguiri também foram rejeitados pela Justiça Federal por inadequação do instrumento jurídico.
Veja o samba-enredo da Acadêmicos de Niterói:
EU VI BRILHAR A ESTRELA DE UM PAÍS
NO CHORO DE LUIZ, À LUZ DE GARANHUNS
LUGAR ONDE A POBREZA E O PRANTO
SE DIVIDEM PARA TANTOS
E A RIQUEZA MULTIPLICA PARA ALGUNS
ME VIA NOS OLHARES DOS MEUS FILHOS
ASSOMBRADOS E VAZIOS COM O PEITO EM PEDAÇOS
PARTI ATRÁS DO AMOR E DOS MEUS SONHOS
PEGUEI OS MEUS MENINOS PELOS BRAÇOS
BRILHOU UM SOL DA PÁTRIA INCESSANTE
PRO DESTINO RETIRANTE TE LEVEI LUIZ INÁCIO
POR IRONIA, TREZE NOITES, TREZE DIAS
ME GUIOU SANTA LUZIA, SÃO JOSÉ ALUMIOU
DA ESQUERDA DE DEUS PAI, DA LUTA SINDICAL
À LIDERANÇA MUNDIAL
VI A ESPERANÇA CRESCER E O POVO SEGUIR SUA VOZ
REVOLUCIONÁRIO É SABER ESCOLHER OS SEUS HERÓIS
ZUZU ANGEL, HENFIL, VLADIMIR
QUE PAGARAM O PREÇO DA RAIVA
NÓS AINDA ESTAMOS AQUI NO BRASIL DE RUBENS PAIVA
LUTE PRA VENCER, ACEITE SE PERDER
SE O IDEAL VALER, NUNCA DESISTA
NÃO É DIGNO FUGIR, NEM TÃO POUCO PERMITIR
LEILOAREM ISSO AQUI A PRAZO, À VISTA
É… TEM FILHO DE POBRE VIRANDO DOUTOR
COMIDA NA MESA DO TRABALHADOR
A FOME TEM PRESSA, BETINHO DIZIA
É.. TEU LEGADO É ESPELHO DAS MINHAS LIÇÕES
SEM TEMER TARIFAS E SANÇÕES
ASSIM QUE SE FIRMA A SOBERANIA
SEM MITOS FALSOS, SEM ANISTIA
QUANTO CUSTA A FOME? QUANTO IMPORTA A VIDA?
NOSSO SOBRENOME É BRASIL DA SILVA
VALE UMA NAÇÃO, VALE UM GRANDE ENREDO
EM NITERÓI O AMOR VENCEU O MEDO
OLÊ, OLÊ, OLÊ, OLÁ
VAI PASSAR NESSA AVENIDA MAIS UM SAMBA POPULAR
OLÊ, OLÊ, OLÊ, OLÁ, LULA! LULA!

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/e/G/S127VmTnGQ48dxLTPfBg/captura-de-tela-2026-02-12-170522.png)