Lula vai ao Rio para desfile em sua homenagem com aliados divididos e sob alerta do TSE
Por Paola Ferreira Rosa
O ex-presidente Lula (PT) estará presente no desfile em sua homenagem promovido pela escola de samba Acadêmicos de Niterói no Rio de Janeiro neste domingo (15). A presença de aliados se mostra dividida e há alerta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em relação ao evento. O samba-enredo da agremiação, intitulado “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, se inspira na trajetória política do petista e será apresentado no Sambódromo da Sapucaí, com transmissão ao vivo pela Globo a partir das 22h.
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, desfilará em um dos carros alegóricos, tornando-se a primeira anfitriã do Palácio da Alvorada a participar de um desfile de escola de samba no Rio de Janeiro. A ex-primeira-dama Marisa Letícia (1950-2017) também será homenageada, representada pela atriz Juliana Baroni.
O TSE rejeitou ações que buscavam impedir o desfile, porém a ministra Cármen Lúcia alertou para possíveis infrações, destacando a necessidade de evitar ilícitos eleitorais. A Advocacia-Geral da União definiu os eventos carnavalescos como uma agenda privada, orientando ministros e auxiliares a não participarem do desfile em homenagem a Lula.
O entorno do presidente se encontra dividido em relação aos possíveis impactos positivos e negativos de sua presença no Carnaval do Rio, Recife e Salvador. Alguns temem exposições negativas, enquanto outros defendem a importância da proximidade de Lula com a população durante as festividades populares.
Fonte: Créditos
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/7/u/mtYDanSO6fic0cQRRp9Q/fotojet.jpg)

