Sampaio Corrêa abre Copa do Brasil contra Desportiva nesta terça-feira e o IAPE estreia na Quarta-Feira de Cinzas
Maranhão e Imperatriz avançam para a próxima fase
A renomada Copa Betano do Brasil terá início nesta terça-feira (17), com o confronto entre o Sampaio Corrêa, conhecido como Galinho da Serra, do Rio de Janeiro, e a Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo. Esta edição histórica marca o início de uma nova era para a competição mais inclusiva do país. Em sua 38ª edição, o torneio contará com mais de cem clubes pela primeira vez, estabelecendo um recorde desde sua criação em 1989.
O IAPE fará sua estreia contra o Santa Catarina, em Rio do Sul (SC). Além do IAPE, o futebol maranhense terá o Maranhão e o Imperatriz como representantes, que entrarão na segunda fase.
Como parte das reformulações no calendário do futebol masculino, a CBF ampliou o número de equipes de 92 para 126, resultando em um aumento de 122 para 155 partidas, de 80 para 102 vagas destinadas às Federações Estaduais e de sete para nove fases.
Dentre as 126 equipes participantes, 17 são estreantes: Penedense, Porto-BA, Tirol-CE, Porto Vitória-ES, Primavera-MT, Pantanal-MS, Betim-MG, Serra Branca-PB, Maguary-PE, Sampaio Corrêa-RJ, Laguna-RN, Guaporé-RO, Monte Roraima-RR, Barra-SC, Santa Catarina-SC, Primavera-SP, Velo Clube-SP. Com isso, a Copa do Brasil chega a um total de 415 clubes participantes em sua trajetória.
A primeira fase da Copa do Brasil terá início às 20h (de Brasília), no Lourival Gomes, em Saquarema (RJ), com o duelo entre Sampaio Corrêa-RJ e Desportiva Ferroviária-ES, que oficializa o início da competição e a busca pela cobiçada taça. O jogo será transmitido pelo SporTV e Premiere.
Nesta etapa inicial, 28 clubes disputarão, com a entrada de 74 equipes na segunda fase e mais quatro na terceira. Os 20 times da Série A entrarão a partir da quinta fase.
Da primeira à quarta fase, os confrontos serão eliminatórios em jogo único, com a vaga decidida nos pênaltis em caso de empate. Da quinta fase à semifinal, os classificados serão determinados em jogos de ida e volta.
O Corinthians é o atual campeão da Copa Betano do Brasil (Créditos: Rafael Ribeiro/CBF).
Em 2026, a Copa do Brasil terá sua primeira final única, marcada para 6 de dezembro, alinhando-se a competições internacionais similares e proporcionando um evento de grande apelo esportivo, turístico e comercial, encerrando o calendário nacional. Uma mudança inédita é a classificação do vice-campeão para a fase preliminar da Libertadores, enquanto o campeão continua garantindo vaga direta na fase de grupos.
Com essas alterações, a CBF busca promover maior representatividade nacional, oferecer mais oportunidades de exposição comercial para os patrocinadores, gerar maior impacto econômico e garantir um produto esportivo mais atraente.
Em 2027 – No próximo ano, a Copa do Brasil contará com 128 times, quadruplicando o número de participantes desde os 32 times na edição inaugural em 1989.


