O lado B da folia – Meio
Receba as novidades mais relevantes no seu correio eletrônico
Assine agora. É gratuito.
Em meio à efervescência carnavalesca, há quem prefira outras opções. Pensando nesse público, selecionei algumas atividades interessantes para desfrutar no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No domingo, às 20h, no Bottle’s Bar, localizado no Beco das Garrafas, é possível apreciar um jazz brasileiro com o quarteto Alifiá Jazz Club. Ingressos: R$ 70.
Para os apreciadores de música eletrônica, duas festas já tradicionais no Carnaval do Rio são realizadas na praça Marechal Âncora, no Centro. O Carnaval Selvagem, no sábado, conta com um lineup brasileiro, incluindo Trepanado, Tati Quebra Barraco, Deekapz Clementaum, além de Leo Janeiro e Nepal se apresentando juntos. Já a Carna Rara, na terça-feira, traz como atração principal o DJ norte-americano Seth Troxler, acompanhado de Carl Craig, Alex Pott e talentos brasileiros como Eli Iwasa, JF, Cashu e Martha Pinel.
Também é possível explorar museus como uma alternativa. Sugiro visitar exposições como Beatriz Milhazes na Casa Roberto Marinho, Futurabilidades na Casa Firjan, Vetores-vertentes: fotógrafas do Pará no CCBB ou Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial no MAM.
Em São Paulo, vale a pena reservar um tempo para conferir Histórias da Ecologia no MASP, Águas Subterrâneas: Narrativas de Confluências no Instituto Tomie Ohtake, Joaquim Torres García no CCBB, Mirante da Paulista na Casa das Rosas, Recortes de Cristiano Mascaro na Unibes Cultural e São Paulo, Multiplicidade de Leonardo Finotti na Caixa Cultural.
Há peças teatrais em cartaz mesmo durante o Carnaval. No Sesc Belenzinho, o espetáculo musical Dzi Croquettes 50 Anos será apresentado na sexta e no sábado. Já no Sesc Pompeia, Hereditária terá sessões de sexta a terça, enquanto Medea no Sesc Consolação está com ingressos esgotados, mas ainda vale a pena tentar chegar com antecedência. No Sesc Santana, O Retorno estará em cartaz de sexta a terça. No Teatro Paulo Eiró, o Projeto Wislawa terá apresentações de quinta a domingo, e no Teatro Arthur Azevedo, Entre a Cruz e os Canibais também terá sessões até domingo.
O concerto mais fora do clima carnavalesco é História Americana: Sul. Na sexta e no sábado, a Osesp receberá o pianista russo Daniil Trifonov para a pré-abertura da Temporada 2026, na Sala São Paulo, apresentando obras de compositores latinos.
Se deseja uma programação alternativa ao Carnaval em São Paulo, eis minhas festas preferidas por dia: na sexta, o Brutus com DJ set de Bijoux Cone, do Gossip, no Estúdio Lâmina; no sábado, o After do Unidos do BPM no Central 1926, com participações especiais como Cashu e L_cio; no domingo, a Vinagrete na Balsa, com Rotação Brasil, Thiago Xá e Jurássico; e na segunda, o Baile da Ventura no Matiz, encerrando com o Stay Free no Gaspar na terça.
Para mais sugestões sobre o que fazer em São Paulo, confira a edição desta semana da Ladrilho Hidráulico.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/n/4/Hm8AsrQIGiAmEUbeo8Og/113665554.jpg)
