Quatro dias depois de tomar polilaminina, maranhense tetraplégico melhora e grava vídeo para agradecer
É impressionante. O agente Romildo Leobino, que ficou tetraplégico após um incidente com arma de fogo no Maranhão, gravou um vídeo para expressar sua gratidão por ter recebido a polilaminina. Após a aplicação no último final de semana, ele já apresentou melhoras significativas, conseguindo “contrair os nervos da mão, contrair o quadríceps, urinar sem sonda, sentar na cadeira de rodas e controlar o tronco”.
Ele recebeu a dose do medicamento há 4 dias, no sábado passado, dia 14, e no vídeo compartilhado hoje nas redes sociais, Romildo celebrou: “Estou muito feliz porque, como vocês podem ver, já consigo sentar, controlar meu ombro, fazer força nas mãos, apertar a mão de outras pessoas. Minha respiração melhorou consideravelmente. A sonda foi removida e estou no controle da bexiga, então, obrigado. Que Deus os abençoe!”, agradeceu.
O Sargento Leobino, policial militar de Bom Jardim, no Maranhão, foi atingido por um disparo durante uma operação em 15 de janeiro de 2026. Atualmente está internado no Hospital do Servidor Estadual do Maranhão, onde a equipe médica da polilaminina, liderada pela dra. Tatiana Sampaio, da UFRJ, o visitou para administrar o tratamento, conforme fazem com todos os pacientes. E o resultado foi positivo!
O vídeo de Romildo
O vídeo de Romildo Leobino foi compartilhado nas redes sociais por seu filho, Vinícius Henrique. O jovem expressou sua gratidão: “O que mostro aqui não é apenas ciência, é um milagre, é Deus, o criador de toda a ciência! Deus utiliza médicos e cientistas como instrumentos para salvar vidas!”, escreveu na legenda.
O rapaz descreveu seu pai como um guerreiro: “Apresento a vocês este homem guerreiro, de fé inabalável! O primeiro do Maranhão a receber o tratamento com Polilaminina! Um guerreiro que, desde o início, se resume em duas palavras: ‘vou melhorar’! Mesmo diante de tantas adversidades, nunca perdeu a fé! Mesmo quando os médicos indicaram baixas chances de voltar a andar.”
O que é a Polilaminina?
Estudada por quase três décadas na UFRJ, a polilaminina é um composto desenvolvido em laboratório a partir da laminina, uma proteína naturalmente produzida pelo organismo humano, principalmente na placenta.
Ela desempenha diversas funções cruciais no sistema nervoso, como estimular o crescimento dos axônios, a parte dos neurônios afetada em lesões na medula espinhal. A substância pode fornecer suporte para que as células nervosas da medula lesionada reconstruam os axônios.
A proteína, em sua forma mais próxima da estrutura humana, precisa ser extraída da placenta, um tecido naturalmente rico em laminina.
Através de um projeto, gestantes são convidadas a doar a placenta, material que geralmente é descartado após o parto. (Só Notícia Boa)


