Rebaixamento de escola que homenageou Lula vira meme
A escola de samba Acadêmicos de Niterói perdeu pontos em todos os critérios durante o desfile de Carnaval em homenagem ao ex-presidente.
O rebaixamento da Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro tornou-se motivo de piadas nas mídias sociais nesta quarta-feira (18 de fevereiro de 2026). A agremiação apresentou na Marquês de Sapucaí uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o trabalhador do Brasil”.
Estreando no Grupo Especial, a escola perdeu pontos em todos os 9 critérios da avaliação dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e encerrou a competição com 264,2 pontos, o pior resultado de uma agremiação desde 2022. Suas notas mais baixas foram em fantasias e alegorias e adereços. A única nota 10 foi na categoria do enredo. Dois dos 4 jurados deram nota máxima para a escola.
Os memes em grande parte abordam a ala “neoconservadores em conserva”, que trouxe fantasias em formato de lata representando uma família composta por pai, mãe e 2 filhos, em crítica à concepção de família tradicional. A escola selecionou 4 personagens para simbolizar os “grupos que apoiam o neoconservadorismo”: o agronegócio, uma mulher de classe alta, defensores da ditadura militar e evangélicos.
Aqui estão alguns dos memes:


