Cidades do AM terão efetivo da Força Nacional contra crime organizado
Cidades do Amazonas terão reforço da Força Nacional contra crime organizado
As cidades de Coari e Barcelos, localizadas no estado do Amazonas, contarão com a presença de profissionais da Força Nacional por, no mínimo, 90 dias, com o objetivo de auxiliar no combate ao crime organizado nessas regiões. A determinação, divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18), foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva.
Os membros da Força Nacional concentrarão seus esforços especialmente no combate ao narcotráfico e na repressão aos crimes ambientais. Ambas as cidades são predominantemente acessadas por via fluvial, sendo que Coari está próxima ao rio Solimões e Barcelos está localizada às margens do Rio Negro.
A decisão não especifica a data de chegada dos contingentes nas cidades nem a quantidade de profissionais que serão enviados.
“O contingente a ser disponibilizado seguirá o planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, informou a publicação no Diário Oficial.
O emprego da Força Nacional de Segurança Pública nessas regiões está alinhado com o Plano Amazônia: Segurança e Soberania – Plano Amas, voltado para ações de segurança pública que consideram as necessidades e particularidades dos Estados que compõem a Amazônia Legal visando a redução dos crimes ambientais.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/t/5/dLZpDxTlaclIyyfbFl7w/luann-hunt-o3tls547j7k-unsplash.jpg)

