Home » Cria do Vasco, Evander segue em boa fase na MLS

Cria do Vasco, Evander segue em boa fase na MLS

by admin
Cria do Vasco, Evander segue em boa fase na MLS

A presença e o nível de atuação de Lionel Messi nos Estados Unidos roubam quase todos os holofotes dos fãs e da imprensa. Há, porém, um brasileiro, revelado pelo Vasco, que ostenta números na Major League Soccer quase tão impressionantes quanto o argentino.

Trata-se do meia Evander, que ficou no Gigante da Colina até 2018, atuou por mais de quatro anos no Midtjylland, da Dinamarca, e brilha nos EUA desde 2023, mesmo ano da chegada do maior craque da geração ao Inter Miami.

O brasileiro defendeu inicialmente o Portland Timbers por duas edições do campeonato e, a partir do começo deste ano, desequilibra no FC Cincinnati, sendo eleito para seleção da temporada da MLS 2025 na última quarta-feira (5). Ele já estava entre os melhores da competição em 2024.

Evander faz história com alto número de gols e assistências

Presente em todas 34 rodadas na temporada regular da liga americana, sendo 33 partidas como titular, o brasileiro fez a diferença para que o Cincy tivesse a segunda melhor campanha, só atrás do Philadelphia Union.

Evander marcou 18 vezes e distribuiu 15 assistências, igualando os recordes da franquia de Ohio de maior artilheiro em uma edição de MLS e de participação em gols (33). Seus tentos ou passes para gols de colegas foram responsáveis diretos por 28 pontos do time laranja e azul.

O mais impressionante no número de gols do camisa 10 é que eles estão muito acima da qualidade das chances que teve, pois, segundo a estatística de gols esperados (xG, em inglês), que analisa o quanto cada finalização tem chance de balançar as redes de acordo com sua dificuldade, ele deveria ter marcado só 7.79 vezes.

Outros feitos de Evander na temporada

  • 12 indicações para o time da rodada (recorde na história do FC Cincinnati)
  • Capitão do All-Star Game 2025
  • 1º brasileiro a estar em mais de uma seleção da temporada americana
  • 3º jogador a bater pelo menos 15 gols e 15 assistências em dois anos seguidos na MLS (apenas Messi, 2024-2025, e Giovinco, 2015-2016, atingiram o feito)

O Cincinnati atua em 3-5-2 e o brasileiro é o meia responsável por atuar atrás da dupla de atacante, flutuando entre as linhas adversárias e aparecendo também para concluir na área. Ele também pode jogar como um meia mais à esquerda, mas sempre flutuando para dentro.

O jogador de 27 anos tem como parceiro de time o compatriota Brenner, ex-São Paulo, quem voltou em agosto de empréstimo para Udinese e já recebeu três assistências do cria da Colina.

Números de Evander na MLS 2025:

7º artilheiro

3º maior assistente

4º com mais participações em gols

5º em finalizações (166)

5º em grandes chances criadas (24)

Fonte: “SofaScore”

Foto: SofaScore

Ex-Vasco mantém nível das últimas temporadas e justifica interesse brasileiro

Não foi à toa que o brasileiro chegou ao Cincy neste ano como a maior venda interna da história do futebol nos Estados Unidos por US$ 12 milhões (à época R$ 68 milhões).

Ele já era um dos melhores jogadores na MLS, somando 30 participações em gols no último campeonato pelo Portland e mais 15 no ano anterior. Evander, no entanto, ainda não levantou taças em território norte-americano.

Temporadas de Evander nos Estados Unidos:

2025 (Cincinnati): 41 jogos, 22 gols e 17 assistências

2024 (Portland Timbers): 32 jogos, 15 gols e 19 assistências

2023 (Portland Timbers): 29 jogos, 11 gols e 4 assistências

Seu nível nos EUA fizeram o meia ser especulado no Palmeiras e, em especial, no Flamengo, que só não o contratou pela alta pedida dos Timbers. No fim do ano passado, ele assumiu querer retornar ao seu país pela possibilidade de vestir a camisa da seleção brasileira.

— Claro que é de interesse meu voltar ao Brasil. Quero estar aonde eu possa ser visto para ir à Seleção. É uma coisa que a gente tem que esperar — disse ao portal “ge” em dezembro de 2024.

Enquanto não retorna ao território brasileiro, Evander tem outra chance de vencer o principal título do soccer. O Cincinnati está nas quartas de final da Conferência Leste e precisa vencer o Columbus Crew neste sábado (8), às 20h (horário de Brasília). Se avançar, enfrenta na semifinal o vencedor do confronto entre Inter Miami e Nashville.



Créditos

You may also like