Home » Ibama participa de simulados de emergência nuclear no estado do Rio de Janeiro — Ibama

Ibama participa de simulados de emergência nuclear no estado do Rio de Janeiro — Ibama

by admin
2025-11-07 Equipe do CIEN construindo nota à imprensa.jpg

Rio de Janeiro/RJ (06/11/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), participou, como membro do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), de simulados para testar a capacidade de resposta das instituições no caso de uma emergência nuclear no estado do Rio de Janeiro. O primeiro foi em Angra dos Reis, nos dias 01 e 02 de outubro, e o seguinte em Resende, nos dias 22 e 23 do mesmo mês.

Simulação de coleta de material contaminado

Coordenados pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), os exercícios foram planejados pelo Sistema e tiveram gerenciamento das ações em nível estadual conduzidos pelo Centro Estadual para Gerenciamento de uma Situação de Emergência Nuclear (CESTGEN), e, nacional, pelo Centro Nacional para o Gerenciamento de uma Situação de Emergência Nuclear (CNAGEN).

Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear de Angra dos Reis

O EXGER 2025 buscou treinar as ações interinstitucionais com o acionamento do Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE) para situações de emergência na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), da Eletronuclear S.A.

Além dos Centros já mencionados, nesta atividade, também foram acionados o Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), responsável pela coordenação local do incidente, sendo por isso localizado na própria cidade de Angra dos Reis, e o Centro de Informações de Emergência Nuclear (CIEN), subordinado a este.

Para o Ibama, o simulado foi uma oportunidade para testar o acionamento de seu Plano de Emergência Complementar (PEC Ibama), bem como verificar o contato com as demais instituições da área ambiental atuantes na região de Angra dos Reis, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e com a instituição responsável pela regulação nuclear, a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), para atendimento de possíveis solicitações do coordenador do CCCEN.

Exercício Parcial Integrado de Resposta a Emergência e Segurança Física Nuclear de Resende

2025-11-07 Exercício parcial de Resende.jpeg
Exercício parcial de Resende

O Exercício Parcial Integrado de Resposta a Emergência e Segurança Física Nuclear (Resex 2025) foi realizado na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), da Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O exercício teve como objetivo avaliar os procedimentos de resposta da FCN/INB e de instituições parceiras em uma situação hipotética utilizando o simulador Sagres-N, da Marinha do Brasil, para comunicação e coordenação interinstitucional.

A atividade contou com a presença de representantes de vários órgãos que compõem o Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência no Município de Resende (Copren/RES), reunidos no Grupo de Apoio Externo (GAE).

Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015



Créditos

You may also like