Home » Shopee reduz em dois dias entrega rápida no Brasil | Empresas

Shopee reduz em dois dias entrega rápida no Brasil | Empresas

by admin

Chairman e CEO da Sea Limited, controladora da Shopee, Forrest Li disse, nesta terça-feira (11), que reduziu, em média, em dois dias o tempo da modalidade entrega rápida no Brasil no terceiro trimestre, frente ao ano passado, e isso tornou a empresa mais competitiva em relação ao restante do mercado. Na região metropolitana de São Paulo, um a cada três pacotes foi entregue no dia seguinte e quase metade, em até dois dias, na categoria entrega rápida, disse ele.

Principal competidor da Shopee, o Mercado Livre entrega em até 24 horas as compras em São Paulo, nos envios Full e Mercado Envios Flex, por conta da malha logística instalada no Estado — algo em que a Shopee ampliou investimentos de um ano para cá.

“Com essas melhorias, estamos vendo mais lojistas listando produtos de maior valor e novos grupos de compradores demonstrando padrões de gastos mais elevados”, disse ele.

A entrega mais rápida é algo que a Shopee era bem menos competitiva que o Mercado Livre até meses atrás, segundo especialistas da área, mas a companhia teria investido mais na chamada “última milha” (a entrega até o endereço final), e fechado uma parte desse “gap” para a rival, na visão de consultores de marketplace.

Atualmente, a principal batalha por vendas no país está entre Mercado Livre, Shopee e Amazon, ou seja, todos marketplaces estrangeiros com milhares de lojistas nacionais, de acordo com relatórios de analistas de bancos.

Li falou hoje em “crescimento excepcional” no Brasil. A empresa tem ganhado mercado por meio de “aumentos contínuos no número de compradores ativos mensais, frequência de compra e no tamanho médio do carrinho nos últimos trimestres”.

“Nossa ampla variedade de produtos, preços altamente competitivos e liderança estrutural em custos estão nos permitindo escalar de forma rápida e lucrativa”, disse ele a analistas. “Nossas melhorias contínuas na velocidade e confiabilidade de entrega nos permitiram expandir para categorias de produtos mais sofisticadas”, afirmou o CEO.

Esses produtos de maior valor têm, historicamente, menor entrada da Shopee, percebida por clientes como plataforma de mercadorias de produtos de baixo tíquete, mas a empresa vem tentando mudar essa percepção, trazendo vendedores de itens de maior valor.

No terceiro trimestre, as vendas totais transacionadas pela plataforma pelo ShopeeMall, a seção de compras premium, mais que dobrou em relação ao ano anterior no Brasil, disse ele, sem abrir números, no entanto.

Sobre a carteira de empréstimo da companhia no país, ela mais que triplicou em relação ao ano anterior no terceiro trimestre — como a base de comparação é fraca, é natural crescimento mais forte.

Em termos de empréstimos pessoais, a alta foi de 50% frente ao terceiro trimestre de 2024. A companhia não informa detalhes de nível de inadimplência, que tem sido um dos pontos centrais de acompanhamento dos analistas neste ano.

No mundo, a carteira de empréstimos expandiu em cerca de US$ 1 bilhão durante o trimestre, atingindo US$ 7,9 bilhões no final de setembro.

Créditos

You may also like