Home » A ameaça russa que levou Trump a reabrir a era dos testes nucleares nos EUA | Mundo

A ameaça russa que levou Trump a reabrir a era dos testes nucleares nos EUA | Mundo

by admin
A ameaça russa que levou Trump a reabrir a era dos testes nucleares nos EUA | Mundo

Uma arma nuclear russa chamada Poseidon, com potencial destrutivo de devastar regiões costeiras e gerar grandes ondas radioativas, levou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a anunciar a retomada dos testes nucleares no país americano.

Na última quarta-feira (29), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou, em reunião com militares russos, os resultados do torpedo nuclear Poseidon, afirmando que se trata de uma arma “sem equivalente no mundo” e que “é improvável que surja algo semelhante em um futuro próximo”.

No mesmo dia, Trump declarou em sua rede social Truth Social que “odiava ter que retomar os testes nucleares nos Estados Unidos, mas não teve escolha” e que o reinício começará “imediatamente”. Conheça a arma que a Rússia testou e levou os Estados Unidos a retomarem os testes nucleares:

Poseidon é um torpedo nuclear

O Poseidon é um torpedo subaquático autônomo com uma ogiva nuclear implementada, com alto poder de destruição.

Conhecido como “Status-6” ou “Kanyon”, ele teve sua primeira aparição na televisão estatal russa em 2015, durante uma imagem divulgada na transmissão de uma reunião entre Putin e militares russos.

Foi anunciado oficialmente pela primeira vez por Putin apenas três anos depois, em março de 2018, em discurso à Assembleia Federal Russa. Na ocasião, o líder declarou que o país já estava desenvolvendo novas armas nucleares, tendo os testes sido realizados anteriormente, no final de 2017. Ainda no mesmo mês, o Ministério de Defesa da Rússia divulgou vídeos sobre o Poseidon, sem fornecer informações técnicas sobre o poder ofensivo do projétil.

No seu discurso, Putin ainda solicitou que a população russa sugerisse nomes às novas armas nucleares, e foi isso que levou o torpedo a ser chamado de Poseidon, em referência ao antigo deus grego. O armamento tem o nome de Kanyon na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Segundo a Reuters, analistas afirmaram que o Poseidon tem 20 metros de comprimento, 1,8 metro de diâmetro e pesa 100 toneladas. Os analistas também estimam que o projétil possa ser alimentado por um reator resfriado a metal líquido.

De acordo com o Ministério de Defesa da Rússia, a principal vantagem do Poseidon é que ele tem cerca de 100% de capacidade de não ser interceptado por defesas inimigas.

Confira no infográfico abaixo o poder destrutivo do Poseidon:

— Foto: Arte/Valor

Créditos

You may also like