Home » A Fábrica da BMW Que Mudou a História do Mercado de Carros Premium no Brasil

A Fábrica da BMW Que Mudou a História do Mercado de Carros Premium no Brasil

by admin

Divulgação

Primeiro carro híbrido plug-in montado no Brasil saiu da fábrica da BMW em Santa Catarina.

Acessibilidade







No mercado de sedãs de luxo no Brasil, mais da metade dos carros vendidos sai de uma mesma linha de montagem em Santa Catarina. O BMW Série 3, montado em Araquari, respondeu por 3.686 unidades até novembro deste ano e concentra 53% do segmento de “sedãs grandes” no país, segundo dados da Fenabrave, símbolo de como a fábrica catarinense reposicionou o segmento premium brasileiro.

Inaugurada há 11 anos, a planta de Araquari já produziu mais de 110 mil veículos (45 mil só de Série 3) e consolidou o BMW Group como uma das montadoras premium mais bem-sucedida no Brasil na última década. É de lá que saem hoje o Série 3 em todas as versões 320i, além dos SUVs X1, X4 e, desde novembro de 2024, o X5 híbrido plug-in – primeiro modelo PHEV produzido no Brasil e na América do Sul.

O X5 xDrive50e é também o modelo mais potente já fabricado na região. O SUV esportivo combina motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cavalos com motor elétrico de 197 cavalos, para 489 cavalos de potência e 700 Nm de torque combinados. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e roda até 79 km em modo 100% elétrico, graças à bateria de 25,7 kWh.

A decisão de produzir o X5 PHEV no país foi puxada pelo desempenho dos eletrificados: em 2024, um em cada quatro BMW vendidos no Brasil foi totalmente elétrico ou híbrido plug-in. Em outubro do mesmo ano, o grupo anunciou investimento de R$ 1,1 bilhão entre 2025 e 2028 na planta brasileira para produzir novos modelos e desenvolver tecnologias globais a partir do escritório de engenharia local.

“Fomos pioneiros na eletrificação com o i3 em 2014 e mantemos essa vanguarda, com forte compromisso na produção local, como o X5 PHEV em Araquari, e nossa engenharia de ponta. O Brasil é estratégico para a mobilidade premium global, e estamos prontos para os próximos 30 anos de sucesso”, afirma Maru Escobedo, CEO da BMW no Brasil.

Para além da montagem de carros, a planta também é um centro de desenvolvimento dentro da rede global da marca, que inclui Alemanha, China, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos. “A planta em Santa Catarina contribui para o desenvolvimento de vários componentes e tecnologias para carros que rodam no mundo todo”, explica Marc Breithecker, head de engenharia da BMW no Brasil. Entre as funções desenvolvidas aqui estão sistema de navegação, alertas de serviços, estatísticas de condução e aplicações de realidade aumentada.

A fábrica de Araquari, com 1,5 milhão de m² de área e 112.893 m² de edificações, é hoje a maior unidade de veículos premium da América do Sul – e o endereço de um Série 3 que domina o segmento e de um X5 híbrido que marca o próximo passo da matriz energética do carro de luxo no Brasil.



Créditos

You may also like