O cartunista Santiago precisa de ajuda para realizar uma cirurgia emergencial de prostatectomia radical robótica. Para arrecadar recursos, uma ação solidária será realizada nesta quinta-feira (18), a partir das 19h, com o lançamento de uma exposição de obras originais do artista na Loja da Brasa, em Porto Alegre.
A iniciativa prevê a venda de 21 trabalhos originais de Santiago, conhecido pelo seu trabalho conectado com questões sociais e alerta contra as injustiças. Todo o valor arrecadado será destinado ao pagamento da cirurgia. A mobilização também inclui a divulgação da campanha e doações diretas via PIX.
A ação é organizada por amigos e parceiros do artista, entre eles o jornalista e cartunista Vicente Marques, autor do texto de convocação da atividade. “Santiago não só brilhou individualmente, como pavimentou o caminho para o surgimento de tantos outros artistas, eventos voltados para a área e inclusive a criação de editoras especializadas como a Brasa. Além de ser um amigo querido que merece o nosso carinho e a nossa mobilização”, afirma Marques.
Quem não puder adquirir uma das obras pode contribuir compartilhando a campanha, ou realizando doações via PIX, pela chave 237.446.930-15, em nome de Santiago.
Quem é Santiago
Nascido como Neltair Rebès Abreu, em 1950, no município de Santiago do Boqueirão (RS), Santiago é um dos grandes nomes do cartum nacional. Criador do personagem Macanudo Taurino Fagundes, inspirado no gaúcho típico do Pampa, atuou como chargista na Folha da Tarde e colaborou com veículos como Correio do Povo, Coojornal, O Pasquim e Brasil de Fato RS.
Santiago é o chargista das edições impressas do Brasil de Fato RS, desde sua primeira edição, lançada em julho de 2018. Em 2022, foi agraciado com menção honrosa no Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, na categoria charge, por ilustração publicada em uma edição do jornal. Também esteve junto na produção do Jornal de Humor e nas quatro edições do Micuim, produzido em parceria com a Grafar (Grafistas Associados do RS).

Conta com mais de 18 livros lançados ao longo da carreira, além de HQs e coletâneas de suas charges. É um dos desenhistas de humor mais premiados do Brasil. Quando a coleção de troféus ultrapassou as cinco dezenas, ele parou de contar.
Em 1994, foi incluído pela revista Witty World entre os 13 melhores cartunistas do mundo no gênero “Gag Cartoon”, ao lado de nomes como Quino, Sempé e Aragonés. Ao longo da carreira, teve trabalhos premiados, publicados e expostos em diversos países.
Além da trajetória reconhecida internacionalmente, teve papel decisivo na formação de novas gerações de artistas e na consolidação de iniciativas voltadas ao desenho humorístico no estado, como a própria editora Brasa.
