Três praticantes de tiro esportivo foram autuados por posse irregular de armamento nesta quinta-feira (27) durante ações da Polícia Civil do Ceará em Juazeiro do Norte, Crato e Várzea Alegre. Os homens, de 40, 60 e 64 anos, foram conduzidos à unidade policial onde tiveram os procedimentos legais formalizados.
A operação ocorreu após análises da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Região Sul (Draco-Sul) e do setor de Desarme, que identificaram que os três investigados — registrados como Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) — estavam com as autorizações suspensas pelo Exército Brasileiro. Com isso, a Polícia Civil solicitou mandados de busca e apreensão, que foram autorizados pela Justiça.
As ordens judiciais foram cumpridas nos três municípios, onde as equipes localizaram e apreenderam 14 armas de fogo e cerca de mil munições de calibres diversos, confirmando que o material permanecia em posse dos investigados mesmo após a suspensão dos registros.
A operação, chamada Cancellatus, resultou na apreensão do arsenal e no encaminhamento dos procedimentos ao Judiciário, seguindo o fluxo regular de fiscalização e verificação de irregularidades relacionadas a armamentos no estado.
