O projeto de catalogação, com previsão de conclusão em 2025, conta com recursos próprios desde 2024 e apoio de um Plano Plurianual.
Um estudo sobre a coleção do escritor Arthur Azevedo, sob guarda do Palácio dos Leões desde 2003, foi selecionado para o XVI Encontro Nacional de Acervos Raros da Biblioteca Nacional. O artigo detalha o minucioso trabalho de catalogação iniciado em 2023 pela Curadoria de Bens Culturais do Governo do Maranhão.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A pesquisa, intitulada “A Trajetória e o Resgate da Coleção Arthur Azevedo no Palácio dos Leões”, é de autoria de Anna Carolina Vieira Cavalcante Medeiros, secretária-adjunta de Curadoria e Bens Culturais. O trabalho documenta o processo de organização do acervo, que inclui anotações manuscritas do fundador da Academia Brasileira de Letras.
O projeto de catalogação, com previsão de conclusão em 2025, conta com recursos próprios desde 2024 e apoio de um Plano Plurianual. A iniciativa busca não apenas preservar, mas também digitalizar o material para democratizar o acesso e garantir a valorização da memória do escritor para futuras gerações.
A secretária-adjunta destacou a importância do reconhecimento nacional do trabalho e agradeceu o apoio do governador Carlos Brandão, da primeira-dama Larissa Brandão e do secretário de Estado de Governo, Márcio Machado.
O XVI Encontro Nacional de Acervos Raros ocorrerá no próximo dia 26 de novembro, de forma híbrida, com transmissão online pelo canal da Biblioteca Nacional no YouTube. Posteriormente, o artigo será publicado nos anais da instituição.
