Uma adolescente de 14 anos morreu após um tornado atingir Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na tarde de sexta-feira, 07/11. A menina era moradora da cidade.
Em entrevista para a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, os pais da vítima se pronunciaram. Segundo o pai, Roberto Kwapis, a filha foi surpreendida pelo temporal no caminho para casa. “O temporal foi muito rápido. Ela estava muito feliz, era uma filha muito querida“, disse.
Mari Kwapis, a mãe, contou que a família ficou sem notícias da jovem durante toda noite. Apenas na manhã deste sábado, por volta das 6h, eles foram informados que ela estava no hospital da cidade vizinha, em Laranjeiras do Sul. “Ela estava na casa de uma amiguinha, e foi muito rápido. A princípio, o que a gente soube é que ela foi jogada, ela foi arrastada. Ela chegou aqui em um grau muito difícil, um grau quatro de sobrevivência. Ela está muito machucada”, lamentou.
Última mensagem
A herdeira de Mari e Roberto seria crismada na manhã de hoje. Em sua última mensagem aos pais, ela fazia planos para comemorar o momento. “Ela estava me perguntando o que iríamos fazer. Infelizmente essa foi a última mensagem que troquei com ela, em torno de 16h45”, relembrou o pai.
Tornado na cidade do Paraná
Um vídeo que viralizou nas redes sociais, mostra o momento exato da passagem do tornado. Com ventos que ultrapassam 250 km/h, o fenômeno deixou 6 mortos mortos, mais de 600 pessoas feridas e duas desaparecidas.
Imagens deste sábado, 08/11, também registraram a destruição nas ruas. Construções foram destelhadas, estruturas retorcidas, além de ser possível ver placas e postes caídos.
O tornado se formou devido a um ciclone extratropical que atinge o sul do país. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tempestade atingiu o índice EF3, com ventos de 250 km/h. O nível é medido pela Escala Fujita Aprimorada (EF), que avalia a intensidade dos ventos.
Leia também: Look de Silvia Abravanel no ‘Teleton’ dá o que falar: ‘Gente, que roupa é essa?’
