Aliados do governador Carlos Brandão começam a disseminar publicamente esta possibilidade, que ainda precisa ser aprovada no Congresso Nacional
EXPRESSÃO DE DESEJO?!? Brandonistas acham que o prefeito Braide não tem a confiança plena na vice, Esmênia, para renunciar ao mandato
Aliados do governador Carlos Brandão (sem partido) começaram a tratar nos últimos dias sobre uma possibilidade que, no entender deles, tiraria o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), do páreo das eleições de 2026 para o Governo do Estado.
O assunto foi tratado abertamente pelo deptuado estadual Yglésio Moyses (PRTB) nesta quarta-feira, 19; mas este blog Marco Aurélio d’Eça já havia ouvido a mesma conversa também do ex-deputado Stênio Rezende.
- por este raciocínio, Braide abriria mão da disputa de 2026 por que teria que renunciar ao mandato de prefeito em abril;
- mas ele poderia disputar nova reeleição de prefeito em 2028, caso a PEC 12/2002 seja aprovada no Congresso Nacional;
- eventualmente re-reeleito, o prefeito poderia escolher vice que lhe garantisse disputar o Governo do Estado em 2030.
“Braide não é candidato. Braide será candidato, acho, que em 2030. Ele vai deixar a prefeitura na mão da Esmênia, que ele não tem confiança?!? Ele não é candidato…”, afirmou Yglésio, em entrevista ao podcast NublogPod, do jornalista Marcelo Vieira.
Os brandonistas apostam principalmente na aprovação da emenda do senador Ciro Nogueira (PP-PI) à PEC 12/2002. É esta emenda que garante aos atuais prefeitos, eleitos ou reeleitos, a possibilidade de ter mais um mandato em 2028.
- aprovada em maio na CCJ do Senado, a PEC 12/2002 acaba com a reeleição no Brasil, unificando as eleições em todos os níveis;
- a emenda de Nogueira garante aos atuais prefeitos a chance de concorrer a novo mandato, tendo ou não já sido reeleito em 2024.
“Com a chance de ser reeleito em 2028, Braide dificilmente arrisca sair em 2026. Ele deve buscar o novo mandato, com um vice de sua confiança, para concorrer ao governo apenas em 2030”, aposta Stênio Rezende, outro aliado de Brandão.
A polêmica dos deputados brandonistas irritou o deputado estadual Fernando Braide (PSD), irmão do prefeito de São Luís, que desqualificou, sobretudo, a fala de Yglésio.
“Yglésio não sabe nem da vida dele ainda; se ele vai ser candidato a deptuado estadual, deputado federal, senador… como é que ele quer saber da vida dos outros?!?”, questionou Fernando, ao jornalista Thiago Azevedo. (Veja o vídeo acima)
Como se vê, a presença de Eduardo Braide no debate eleitoral movimenta corações e mentes…
Relacionado
