Home » Afastado após ação da PF, prefeito de São benedito do Rio Preto tem mandato cassado

Afastado após ação da PF, prefeito de São benedito do Rio Preto tem mandato cassado

by admin
Afastado após ação da PF, prefeito de São benedito do Rio Preto tem mandato cassado

A Justiça Eleitoral cassou, nesta terça-feira (28), o mandato do prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Gonçalves Rocha, e de sua vice, Débora Heilmann Mesquita. A decisão, proferida pela 73ª Zona Eleitoral de Urbano Santos, acolheu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que apontou abuso de poder político e econômico durante o pleito.

De acordo com o processo, a principal irregularidade atribuída ao gestor é o uso indevido de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para obtenção de apoio político em período eleitoral. O esquema, segundo a acusação, teria beneficiado aliados e influenciado o resultado das eleições municipais.

Por conta da suspeita, Wallas foi alvo de ação da Polícia Federal na semana passado, e já estava afastado do cargo.

Na sentença, o juiz eleitoral determinou a cassação dos diplomas de Wallas Rocha e Débora Heilmann, além de declarar o prefeito inelegível por oito anos, contados a partir das eleições de 2024. No caso da vice-prefeita, a inelegibilidade não foi aplicada por falta de provas que comprovassem sua participação direta nas práticas ilícitas.

A decisão também prevê a retotalização dos votos após o trânsito em julgado e o encaminhamento do processo ao Ministério Público Eleitoral, para as providências cabíveis.

Via: Gilberto Léda

Créditos

You may also like