Home » Alerta de calor extremo dura até segunda-feira, pelo menos

Alerta de calor extremo dura até segunda-feira, pelo menos

by admin

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta de risco elevado devido ao calor extremo que atinge oito estados brasileiros até, pelo menos, a próxima segunda-feira (29). Depois dessa data, a previsão é de uma leve trégua, mas o clima deve continuar quente. 

O fenômeno climático afeta, principalmente, áreas do Sudeste, Centro-oeste e partes do Sul. Segundo os meteorologistas, o fenômeno ocorre quando os termômetros ficam pelo menos 5°C acima do esperado para a época por um período de cinco dias ou mais.

Em São Paulo, a temperatura bateu novos recordes para o mês, chegando aos 36,2°C na última sexta-feira (26). Já no Rio de Janeiro, o calorão resultou em quase mil atendimentos médicos em apenas dois dias durante as festas de Natal. O cenário de ar seco e quente é provocado por um sistema que bloqueia a passagem de frentes frias, intensificando a sensação de abafamento nos centros urbanos.

As autoridades recomendam que a população se hidrate constantemente, bebendo constantemente água, água de coco ou sucos naturais, evitando o álcool. Também é importante evitar se expor ao sol entre 10h e 16h. Outra orientação importante é optar por refeições leves e usar vestimentas que facilitem a transpiração. Crianças e idosos devem ter atenção redobrada já que se desidratam mais facilmente. 

Os principais sinais de alerta de desidratação são transpiração excessiva, fraqueza, tontura, enjôo, dor de cabeça, cãibras, diarreia e febre. Além de manter a hidratação permanente, em caso de persistência dos sintomas, é preciso procurar atendimento médico. 

Enquanto grande parte do país sofre com a seca, estados como o Rio Grande do Sul enfrentam alertas de temporais e ventos fortes.

Créditos

You may also like