O município de Alto Alegre do Pindaré vive um momento histórico na educação, com o reconhecimento de práticas pedagógicas inovadoras e resultados concretos no aprendizado dos estudantes. A cidade foi duplamente premiada em eventos estaduais que valorizam experiências exitosas na gestão educacional e no ensino público.
Durante o Seminário da UNDIME, realizado em São Luís nesta quarta-feira (17), o município foi homenageado na Cerimônia de Premiação das Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. Na ocasião, o prefeito Didi, o secretário Altemar Lima e os adjuntos Simas Abreu e Regina Oliveira, reapresentaram Alto Alegre do Pindaré no recebimento do prêmio, que reconheceu a experiência “Currículo Vivo – Integração das Práticas Pedagógicas e da Realidade Socioterritorial na Educação Integral”, selecionada na categoria Mapa de Experiências.
A iniciativa reconhecida pelo Ministério da Educação e UNDIME destaca a integração entre o currículo escolar e a realidade socioterritorial dos estudantes, fortalecendo a educação integral e promovendo práticas pedagógicas mais conectadas ao cotidiano dos alunos e às características do território.
Além desse reconhecimento estadual, Alto Alegre do Pindaré também foi homenageado no Prêmio Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro, promovido pela Unidade Regional de Educação (URE) de Santa Inês, em cerimônia realizada no dia 12 de dezembro. A premiação teve como objetivo valorizar as boas práticas educacionais desenvolvidas ao longo de 2025 nos 12 municípios que integram a regional.
Entre os diversos projetos inscritos pelo município, o destaque foi o Projeto Banco do Saber, voltado às turmas multianos da rede municipal de ensino. A iniciativa funciona como um incentivo pedagógico baseado no reforço positivo. Os alunos acumulam a moeda simbólica “Pindaré” a partir do cumprimento de metas educacionais e boas práticas escolares, que ao final do ano podem ser trocadas por livros, brinquedos e materiais educativos. A proposta tem contribuído diretamente para o fortalecimento do ensino-aprendizagem e para o engajamento dos estudantes.
Outro dado que reforça o avanço da educação municipal é que mais de 40 estudantes da rede municipal foram premiados, destacando-se no aprendizado de língua portuguesa e matemática, resultado do investimento contínuo em políticas educacionais e no trabalho desenvolvido dentro das escolas.
As conquistas são resultado do trabalho coletivo da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), sob a liderança do secretário Altemar Lima, do prefeito Didi do PP, e do apoio do líder político Fufuca Dantas e do ministro André Fufuca, que têm contribuído de forma decisiva para o fortalecimento da educação em Alto Alegre do Pindaré.
Para a gestão municipal, os reconhecimentos confirmam que o município segue no caminho certo, avançando com responsabilidade, inovação e compromisso com a educação pública, investindo no presente para garantir um futuro melhor para crianças e jovens.
