Home » Âmbar Energia, dos irmãos Batista, confirma compra de termelétrica da EDF | Empresas

Âmbar Energia, dos irmãos Batista, confirma compra de termelétrica da EDF | Empresas

by admin

A Âmbar, braço de energia do grupo J&F, confirmou que assinou contrato para comprar a usina termelétrica Norte Fluminense e o projeto de construção da Usina Termelétrica Norte Fluminense 2, da empresa francesa EDF. A notícia tinha sido antecipada pelo Pipeline, site de negócios do Valor.

O valor não foi divulgado, mas o negócio é estimado no mercado em torno de R$ 1 bilhão. A conclusão da operação está sujeita à análise e aprovação dos órgãos reguladores competentes. Ambos os projetos ficam em Macaé, no Rio de Janeiro.

“A incorporação da Norte Fluminense fortalece nossa presença no Rio de Janeiro, em região estratégica próxima dos maiores centros de carga do país, e reforça nossa posição como agente relevante para a segurança e a estabilidade do sistema elétrico nacional”, disse em nota o presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta.

A usina Norte Fluminense opera em ciclo combinado a gás natural proveniente da Bacia de Campos, com três turbinas a gás e uma a vapor, totalizando 827 megawatts (MW) de potência. A aquisição também inclui o projeto da Norte Fluminense 2, que prevê a construção de uma nova usina de aproximadamente 1.800 MW, o equivalente a 19% da potência elétrica atualmente instalada no estado do Rio de Janeiro.

A planta contará com três conjuntos de geração independentes, operando em ciclo combinado a partir do uso de gás natural e vapor d’água.

Com a integração da Norte Fluminense ao portfólio, a potência instalada da Âmbar ultrapassará 7,1 gigawatts (GW), divididos em 56 unidades de geração em 12 estados, incluindo usinas hidrelétricas, solares, nucleares, a biomassa, a biogás, a gás natural, a óleo combustível e a carvão mineral.

No estado do Rio de Janeiro, a Âmbar já possui a UTE Santa Cruz, na capital, com potência de 500 MW, e assinou acordo para adquirir 68% do capital total da Eletronuclear, detentora das usinas Angra I e Angra II e do projeto de Angra III.

Segundo o Pipeline, a família Batista desbancou, na reta final, o grupo turco Karpowership. A francesa EDF foi assessorada pelo Bank of America.

Créditos

You may also like