Neste sábado (13), às 20 horas, o Teatro do Parque recebe o espetáculo Voz Nagô Canta a Festa das Iyagbás. A apresentação propõe uma imersão na força feminina das religiões de matriz africana ao homenagear Oxalá, Iansã, Oxum, Nanã e Iemanjá. Unindo música, dança, espiritualidade e memória ancestral, o projeto se coloca como ato de valorização da cultura afro-brasileira e de sua profunda influência na formação de Pernambuco. A programação é gratuita e contará com acessibilidade em Libras e retirada de ingressos a partir das 19h.
Inspirado na tradicional Festa das Iyagbás, o show evidencia a simbologia, a musicalidade e as narrativas que expressam a presença dessas divindades femininas na vida cultural do estado. A proposta também busca dar visibilidade a tradições afrodescendentes que, especialmente em dezembro, costumam ser ofuscadas por programações centradas em festividades cristãs.
Com direção artística de Jorge Féo, o espetáculo reúne seis vozes femininas de destaque na cena pernambucana: Ana Fabíola, Negra Dany, Neta Silva, Ninha Meneses, Rafaela Nascimento e Preta Anna. Juntas, elas conduzem uma experiência sensorial que busca conectar fé, natureza e ancestralidade, reforçando a potência da cultura nagô por meio de cantos, ritmos e narrativas que dialogam com a memória coletiva do povo negro.
O evento é realizado pela Paó Produção & Comunicação com fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoio da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado de Pernambuco.
