Home » Andrej Babiš, vencedor das eleições checas, assina acordo de coligação com partidos de direita

Andrej Babiš, vencedor das eleições checas, assina acordo de coligação com partidos de direita

by admin
Andrej Babiš, vencedor das eleições checas, assina acordo de coligação com partidos de direita

Publicado a

O multimilionário checo e primeiro-ministro indigitado Andrej Babiš assinou na segunda-feira um acordo de coligação com aliados de direita, o que o aproxima mais uma vez do cargo.

O seu partido ANO (“Sim”) juntou-se aos céticos das alterações climáticas, o partido Autos-Motoristé (“Partido dos Motoristas”), e ao SPD (“Liberdade e Democracia Direta”), que é contra a UE e a NATO.

O anúncio surge depois de o presidente da República Checa ter pedido a Babiš que formasse um novo governo até meados de dezembro, após a vitória do seu partido nas eleições legislativas do mês passado.

“Babiš prometeu apresentar o acordo de coligação e as suas prioridades no final desta semana!, afirmou Petr Pavel num comunicado.

Os partidos concordaram em criar um gabinete de 16 membros, com a ANO a ocupar oito lugares e o primeiro-ministro. Os Motoristas terão quatro e o SPD três.

Babiš e a ANO obtiveram 34,51% dos votos, derrotando a coligação conservadora pró-ocidental liderada pelo primeiro-ministro cessante Petr Fiala.

A nova parceria tripartida terá 108 lugares na Câmara Baixa do Parlamento, com 200 lugares, relegando Fiala para a oposição.

O regresso de Babiš, apoiado por partidos eurocéticos , poderá enfraquecer o apoio à defesa da Ucrânia contra a invasão total da Rússia, tendo ele já anunciado que porá fim a qualquer ajuda a Kiev proveniente de Praga.

Babiš, de 71 anos, já foi primeiro-ministro da República Checa de 2017 a 2021.

Créditos

You may also like