Em decisão publicada nesta quarta-feira (5/11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, a importação, a distribuição e a propaganda de pratos plásticos de uma marca após identificar risco à saúde dos consumidores.
Os itens recolhidos pela agência são da marca Guzzini. O produto em questão é o Prato de Sopa Plástico Blues, código 229596, fabricado pela empresa Refemabim Comércio Importação e Exportação de Eletro Eletrônicos Ltda.
Veja as fotos
Leia Também

ANVISA manda recolher lote de sorvete por não informar sobre alergênicos

Anvisa anuncia recolhimento e suspensão de lote de whey e canela

Anvisa anuncia suspensão da interdição de creme dental da Colgate

Anvisa aprova testes da vacina do Butantan contra a gripe aviária em humanos
De acordo com a Anvisa, testes realizados para verificar o nível de migração de melamina — material usado na fabricação dos pratos — mostraram resultados não satisfatórios. As substâncias presentes no plástico podem passar para o alimento, especialmente em contato com calor, podendo trazer riscos à saúde.
Em sua decisão, a agência explicou que materiais e utensílios destinados ao contato com alimentos precisam passar por avaliação antes de chegar ao mercado. O processo analisa a segurança do material e verifica se ele libera componentes em quantidades que ultrapassem os limites permitidos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ainda reforçou que consumidores devem evitar o uso de utensílios plásticos de origem duvidosa, especialmente aqueles que entram em contato com alimentos quentes, para evitar problemas na saúde.




