O clima cordial adotado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o presidente Lula (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a inauguração do canal SBT News, na noite desta sexta-feira (12), virou munição para um segmento do bolsonarismo que prefere ver o senador Flávio Bolsonaro (PL), do Rio de Janeiro, como candidato a presidente em 2026.
- Indiretas e conversas sobre ‘ginástica’: Lula e Tarcísio têm interação cordial em encontro SP; veja vídeo
- ‘É bom para você?’: Lula afirma que foi consultado por Trump sobre retirada da Magnitsky
Dois momentos, em especial, têm sido explorados nas redes para tecer críticas a Tarcísio, nome preferido do grupo de partidos à direita e de setores antipetistas moderados. Ainda assim, a repercussão tem ocorrido entre anônimos, e não entre as principais lideranças do movimento, que preferem não ingressar na polêmica.
Durante o discurso de Moraes, Tarcísio apareceu na transmissão do canal aplaudindo timidamente uma fala sobre a retirada da Lei Magnitksy pelo governo americano de Donald Trump. A sanção contra as autoridades brasileiras foi articulada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) como forma de tentar reverter a atuação da Corte, em especial do ministro relator do processo da trama golpista que levou à condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão.
— A verdade venceu hoje. O presidente se recorda que, em julho, quando o Supremo se reuniu para tratar dessas sanções contra o Judiciário brasileiro, eu pedi a ele que não ingressasse com nenhuma ação, que não tomasse nenhuma medida contra isso. Porque eu acreditava, como continuei acreditando, e hoje isso fica muito claro, que no momento que chegasse às autoridades norte-americanas, a verdade prevaleceria — afirmou Moraes.
O outro trecho explorado nas redes mostra a conversa que Lula teve com Tarcísio ao chegar no evento. Após ele e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), falarem rapidamente com o presidente sobre a crise de falta de energia no estado, o petista abraçou o governador e comentou que ele havia perdido peso. “A que horas você está levantando para fazer ginástica”, perguntou Lula, em conversa flagrada pelo GLOBO. Os dois riram e o governador disse que por volta das 6h da manhã.
Encontro entre Lula e Tarcísio tem conversa sobre Enel, sobre ginástica e risadas
Um dos que usaram o episódio para atacar o governador foi o blogueiro Allan dos Santos, um dos alvos do inquérito das “fake news” que está atualmente foragido do país. “Depois eu sou o implicante”, escreveu ele no X, antigo Twitter, com uma foto antiga, de fevereiro deste ano, em que Tarcísio aparece cumprimentando Lula no evento de anúncio das obras do túnel submerso entre Santos e Guarujá. Ele é o mesmo blogueiro que entrou em atritos com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), nesta sexta, por conta da retirada da Magnitsky contra Moraes.
Houve também, nas redes simpáticas a Lula, enfoque nas “alfinetadas” entre ele e Tarcísio durante a inauguração do SBT News. O presidente mencionou o nome do adversário político ao alegar que os prognósticos do mercado sobre a economia brasileira não se concretizaram este ano. Perfis lulistas também criticaram o bolsonarismo pela aversão à cordialidade entre os políticos. Declararam, por exemplo, que essa é forma como historicamente o Brasil fez política antes da ascensão do seu ídolo máximo, Jair Bolsonaro.
