Home » As Mais Belas Celebrações do Solstício de Inverno Pelo Mundo

As Mais Belas Celebrações do Solstício de Inverno Pelo Mundo

by admin

Matt Cardy/Getty Images

Acessibilidade







O inverno no Hemisfério Norte e o verão no Hemisfério Sul começaram hoje, com o solstício de dezembro sendo celebrado em diversas partes do mundo.

O fenômeno ocorreu no horário global de 15h03 UTC (10h03 no horário da Costa Leste dos EUA e 12h03 no Brasil), neste domingo, 21 de dezembro de 2025. Nesse momento, o Sol do meio-dia posiciona-se sobre o Trópico de Capricórnio, à medida que o eixo norte da Terra se inclina para longe do Sol.

No Hemisfério Norte, o solstício de dezembro marca a noite mais longa do ano e o início do inverno astronômico. No Hemisfério Sul, ocorre o oposto: o período de luz solar atinge sua duração máxima anual, dando início ao verão astronômico.

O solstício representa um ponto de virada, quando o equilíbrio da luz muda — em direção a mais luz no Hemisfério Norte (onde os dias passam a se alongar) e em direção a mais escuridão no Hemisfério Sul (onde os dias começam a encurtar).

Em Stonehenge, na Inglaterra — uma estrutura construída há cerca de 5.000 anos —, pessoas se reuniram ao nascer e ao pôr do sol para celebrar não o começo do inverno, mas o despertar do Sol.

Andrew Matthews/PA Images via Getty Images

Kefan Wang (à esquerda), xamã manchu de quarta geração, dança enquanto pessoas participam das celebrações do solstício de inverno durante o nascer do sol no monumento pré-histórico de Stonehenge, na planície de Salisbury, em Wiltshire.

O que é o solstício?

A palavra solstício vem do latim sol e sistere, que significam “Sol” e “ficar parado”, segundo o site Timeanddate.com. Isso porque, no solstício, o Sol nasce em seu ponto mais ao sudeste no horizonte e se põe em seu ponto mais ao sudoeste.

O solstício é um dos principais marcos na órbita anual da Terra ao redor do Sol. O planeta é inclinado em um ângulo de 23,5 graus, o que faz com que a posição do Sol no céu se desloque para o norte e para o sul ao longo do ano.

Em dezembro, o Hemisfério Norte está inclinado para longe do Sol, fazendo com que a luz solar atinja essa região em um ângulo mais baixo. As sombras ficam longas — mesmo ao meio-dia — e há menos horas de luz solar.

Ao mesmo tempo, o Hemisfério Sul se inclina em direção ao Sol, banhando regiões como Austrália, África do Sul e Argentina com seus dias mais claros e quentes, quando o Sol fica quase diretamente sobre a cabeça ao meio-dia.

Andrew Matthews/PA Images via Getty Images

Pessoas participam das celebrações do solstício de inverno durante o nascer do sol no monumento pré-histórico de Stonehenge, na planície de Salisbury, em Wiltshire.

Quando será o próximo equinócio?

O próximo grande marco astronômico da Terra será o equinócio de março, às 10h46, em 20 de março de 2026.

Os equinócios — que ocorrem em março e setembro — são os momentos em que a inclinação da Terra está perfeitamente equilibrada em relação ao Sol, o que resulta em durações quase iguais de dia e noite em todas as partes do planeta.

Matt Cardy/Getty Images

Uma multidão se concentrou junto à famosa torre histórica da Igreja de São Miguel (St. Michael’s Church) em Glastonbury, Inglaterra. O evento é considerado mais importante no calendário pagão do que o solstício de verão, pois marca o “renascimento” do Sol para o Ano Novo.

Como o solstício é celebrado ao redor do mundo

Diferentes culturas celebram o solstício de maneiras distintas. A tribo Hopi, no norte do Arizona, chama o solstício de Soyal. A celebração marca o momento em que os espíritos guardiões descem de sua morada nas Montanhas San Francisco para trazer o Sol de volta ao mundo, segundo a revista Endeavour.

No Japão, o Tōji é celebrado com banhos quentes de yuzu, uma fruta cítrica, e com o consumo da nutritiva abóbora kabocha. Na China, o Dongzhi é marcado por encontros familiares, bolinhos recheados (dumplings) e bolinhas doces de arroz.

Matthews/PA Images via Getty Images

Uma pessoa toca a Heel Stone enquanto participa das celebrações do solstício de inverno durante o nascer do sol no monumento pré-histórico de Stonehenge, na planície de Salisbury, em Wiltshire.



Créditos

You may also like