×

As Mais Belas Celebrações do Solstício de Inverno Pelo Mundo

As Mais Belas Celebrações do Solstício de Inverno Pelo Mundo

As Mais Belas Celebrações do Solstício de Inverno Pelo Mundo

Matt Cardy/Getty Images

Acessibilidade







O inverno no Hemisfério Norte e o verão no Hemisfério Sul começaram hoje, com o solstício de dezembro sendo celebrado em diversas partes do mundo.

O fenômeno ocorreu no horário global de 15h03 UTC (10h03 no horário da Costa Leste dos EUA e 12h03 no Brasil), neste domingo, 21 de dezembro de 2025. Nesse momento, o Sol do meio-dia posiciona-se sobre o Trópico de Capricórnio, à medida que o eixo norte da Terra se inclina para longe do Sol.

No Hemisfério Norte, o solstício de dezembro marca a noite mais longa do ano e o início do inverno astronômico. No Hemisfério Sul, ocorre o oposto: o período de luz solar atinge sua duração máxima anual, dando início ao verão astronômico.

O solstício representa um ponto de virada, quando o equilíbrio da luz muda — em direção a mais luz no Hemisfério Norte (onde os dias passam a se alongar) e em direção a mais escuridão no Hemisfério Sul (onde os dias começam a encurtar).

Em Stonehenge, na Inglaterra — uma estrutura construída há cerca de 5.000 anos —, pessoas se reuniram ao nascer e ao pôr do sol para celebrar não o começo do inverno, mas o despertar do Sol.

Andrew Matthews/PA Images via Getty Images

Kefan Wang (à esquerda), xamã manchu de quarta geração, dança enquanto pessoas participam das celebrações do solstício de inverno durante o nascer do sol no monumento pré-histórico de Stonehenge, na planície de Salisbury, em Wiltshire.

O que é o solstício?

A palavra solstício vem do latim sol e sistere, que significam “Sol” e “ficar parado”, segundo o site Timeanddate.com. Isso porque, no solstício, o Sol nasce em seu ponto mais ao sudeste no horizonte e se põe em seu ponto mais ao sudoeste.

O solstício é um dos principais marcos na órbita anual da Terra ao redor do Sol. O planeta é inclinado em um ângulo de 23,5 graus, o que faz com que a posição do Sol no céu se desloque para o norte e para o sul ao longo do ano.

Em dezembro, o Hemisfério Norte está inclinado para longe do Sol, fazendo com que a luz solar atinja essa região em um ângulo mais baixo. As sombras ficam longas — mesmo ao meio-dia — e há menos horas de luz solar.

Ao mesmo tempo, o Hemisfério Sul se inclina em direção ao Sol, banhando regiões como Austrália, África do Sul e Argentina com seus dias mais claros e quentes, quando o Sol fica quase diretamente sobre a cabeça ao meio-dia.

Andrew Matthews/PA Images via Getty Images

Pessoas participam das celebrações do solstício de inverno durante o nascer do sol no monumento pré-histórico de Stonehenge, na planície de Salisbury, em Wiltshire.

Quando será o próximo equinócio?

O próximo grande marco astronômico da Terra será o equinócio de março, às 10h46, em 20 de março de 2026.

Os equinócios — que ocorrem em março e setembro — são os momentos em que a inclinação da Terra está perfeitamente equilibrada em relação ao Sol, o que resulta em durações quase iguais de dia e noite em todas as partes do planeta.

Matt Cardy/Getty Images

Uma multidão se concentrou junto à famosa torre histórica da Igreja de São Miguel (St. Michael’s Church) em Glastonbury, Inglaterra. O evento é considerado mais importante no calendário pagão do que o solstício de verão, pois marca o “renascimento” do Sol para o Ano Novo.

Como o solstício é celebrado ao redor do mundo

Diferentes culturas celebram o solstício de maneiras distintas. A tribo Hopi, no norte do Arizona, chama o solstício de Soyal. A celebração marca o momento em que os espíritos guardiões descem de sua morada nas Montanhas San Francisco para trazer o Sol de volta ao mundo, segundo a revista Endeavour.

No Japão, o Tōji é celebrado com banhos quentes de yuzu, uma fruta cítrica, e com o consumo da nutritiva abóbora kabocha. Na China, o Dongzhi é marcado por encontros familiares, bolinhos recheados (dumplings) e bolinhas doces de arroz.

Matthews/PA Images via Getty Images

Uma pessoa toca a Heel Stone enquanto participa das celebrações do solstício de inverno durante o nascer do sol no monumento pré-histórico de Stonehenge, na planície de Salisbury, em Wiltshire.



Créditos